Mais

Boca Juniors no Mundial de Clubes: Datas, jogos, plantel, estatísticas, onde ver e mais

O Boca Juniors participa no Mundial de Clubes
O Boca Juniors participa no Mundial de ClubesProfimedia

O Boca Juniors prepara-se para participar no Mundial de Clubes, que terá lugar nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho de 2025. Abaixo, oferecemos-lhe toda a informação sobre as datas, jogos, plantel, estatísticas e onde ver os jogos do Real Madrid neste torneio.

Boca Juniors no Mundial de Clubes

A equipa treinada por Fernando Gago ficou a saber em dezembro de 2024, após o sorteio realizado em Miami, nos Estados Unidos, que estará no Grupo C, ao lado do Bayern de Munique, do Benfica e do Auckland City, com jogos nas cidades de Miami e Nashville.

Calendário, jogos e adversários

Ao contrário do rival River Plate, que teve a vantagem de ser cabeça-de-série no sorteio da fase de grupos do Mundial de Clubes de 2025, o Boca Juniors, a outra equipa argentina na competição, foi sorteado no Pote 3.

A distribuição foi feita com base no ranking da FIFA, onde o Boca se manteve solidamente posicionado entre as edições de 2021 e 2023 da Libertadores.

De referir que não cruzará equipas da mesma confederação nos grupos, exceto a UEFA (sem ser do mesmo país).

O torneio terá início no sábado, 14 de junho, com o anfitrião Inter Miami a receber o Al Ahly, atual campeão da Liga dos Campeões da CAF. Três dias depois, o Grupo D entrará em ação. Confira a seguir os jogos do clube argentino, com dias, horários e locais.

Jogos da fase de grupos

Jogo 1: Boca Juniors x Benfica

Data: segunda-feira, 16 de junho

Início: 23:00

Estádio: Hard Rock, Miami

Jogo 2: Bayern de Munique x Boca Juniors

Data: sábado, 21 de junho

Início: 02:00

Estádio: Hard Rock, Miami

Jogo 3: Auckland City x Boca Juniors

Data: terça-feira, 24 de junho

Início: 20:00

Estádio: GEODIS Park, Nashville.

Jogos da fase a eliminar

Os dois primeiros classificados de cada grupo passarão para a fase a eliminar, onde serão disputadas oito partidas dos oitavos-de-final. Os vencedores desses jogos passam para os quartos-de-final, antes que das meias e a final serem realizadas em Nova Jersey na semana que começa na segunda-feira, 6 de julho.

Todos os jogos da fase a eliminar serão de uma mão e serão decididos no prolongamento ou nos penáltis, se necessário.

Como a lista completa de jogos já foi finalizada, o Boca pode planear o seu possível caminho até a final. A equipa de Gago tem dois caminhos possíveis, cada um dependendo do seu desempenho na fase de grupos.

Se terminar a fase de abertura do torneio como vencedor do Grupo C, o Boca enfrenta o segundo classificado do Grupo D nos oitavos-de-final. Por outro lado, se passar para a fase a eliminar em segundo lugar no Grupo C, enfrenta o vencedor do Grupo D.

Portanto, o Boca pode enfrentar o Chelsea, principal candidato do grupo; o Flamengo, segundo favorito no F; o Espérance Sportive; ou o substituto do Leon (foi afastado da prova uma vez que a propriedade múltipla é proibida no torneio a ser disputado nos EUA e o mesmo dono desse clube é proprietário do Pachuca).

Se terminar a fase de grupos em terceiro ou quarto lugar, o Boca será automaticamente eliminado da competição.

Possíveis confrontos do Boca nos oitavos

Se terminar em primeiro lugar:

Domingo, 29 de junho de 2025

Jogo 50: 1C x 2D, 00:00, Estádio Bank of America, Charlotte

Se terminar em segundo lugar:

Segunda-feira, 30 de junho de 2025

Jogo 52: 1D vs. 2C, 00:00, Estádio Hard Rock, Miami

Cobertura televisiva: Onde assistir aos jogos do Boca Juniors

Todos os 63 jogos do Mundial de Clubes deste ano serão transmitidos ao vivo exclusivamente pelo DAZN. Os adeptos poderão acompanhar tudo fazendo o download da aplicação DAZN nas suas smart TVs, smartphones, tablets ou outro dispositivo. Os titulares de contas também poderão assistir a eventos nos EUA iniciando a sessão no seu portal pessoal da DAZN através de um navegador Web normal.

Surpreendentemente, a DAZN decidiu transmitir gratuitamente todos os jogos do Mundial de Clubes. Os adeptos do Boca só precisam de inscrever-se na DAZN sem subscrição para acederem à cobertura completa de todos os jogos do clube e manterem-se atualizados sobre o desempenho dos seus adversários no torneio.

Como a DAZN detém todos os direitos de transmissão, a plataforma de entretenimento sediada em Londres pode sublicenciar os jogos a canais de televisão de acesso livre: na América do Sul, os direitos foram assegurados pela DirecTV, que estima que as suas transmissões - através da televisão, internet, rádio, redes sociais e dispositivos móveis - chegarão a pelo menos 138 milhões de pessoas.

Os direitos de transmissão do evento desportivo abrangem a Argentina, o Chile, o Peru, a Colômbia, o Equador, o Uruguai e a Venezuela.

Equipa esperada: Lista de convocados do Boca Juniors

O Boca Juniors já está de olho no grande desafio do Mundial de Clubes, enquanto avança no Torneio Apertura 2025 do futebol argentino. O treinador Fernando Gago e a sua equipa técnica estão a preparar a lista de jogadores que irão representar o clube na prestigiada competição internacional.

Em princípio, Gago tem todo o plantel em mente, embora ainda haja algumas incógnitas com jogadores como Frank Fabra, Cristian Lema e Lucas Janson, que poderiam ser deixados de fora do torneio.

No entanto, a lista pode sofrer alterações em junho, já que a FIFA permite a inclusão de até seis jogadores adicionais durante a janela de transferências, que será aberta entre os dias 1 e 10 do mesmo mês.

Guarda-redes:

Agustin Marchesin, Leandro Brey, Sergio Romero e Javier Garcia.

Defesas: 

Juan Barinaga, Luis Advíncula, Lucas Blondel, Nicolás Figal, Cristian Lema, Lautaro Di Lollo, Marcos Rojo, Ayrton Costa, Mateo Mendia, Lautaro Blanco, Marcelo Saracchi e Frank Fabra.

Médios: 

Ander Herrera, Williams Alarcón, Santiago Dalmasso, Rodrigo Battaglia, Milton Delgado, Tomás Belmonte, Ignacio Miramón, Camilo Rey Domenech, Kevin Zenón, Agustín Martegani e Joaquín Ruiz.

Avançados: 

Edinson Cavani, Milton Giménez, Miguel Merentiel, Alan Velasco, Brian Aguirre, Carlos Palacios, Exequiel Zeballos e Lucas Janson.

Jogadores a ter em conta

Embora El Xeneize tenha um plantel muito talentoso, com vários jovens que já são uma realidade e não têm qualquer problema em estar à altura da ocasião, se tivermos de fazer uma seleção cuidadosa dos principais jogadores, somos obrigados a deixar alguns de fora da lista.

Passamos em revista as principais promessas com que Fernando Gago vai contar para esta competição: um jogador por linha.

1) Agustin Marchesin

O experiente guarda-redes de 37 anos é uma garantia em qualquer baliza onde jogue, e o Boca não é exceção: o natural de Lanús não teve dificuldades em adaptar-se à vida na baliza azul e ouro, pelo que o seu papel será fundamental para as aspirações do clube.

2) Luis Advíncula

Sabe como jogar em jogos importantes e já o demonstrou em várias ocasiões com a camisola do Boca, não só com golos decisivos, mas também com uma grande atitude e a garra que caracteriza os adeptos do Boca.

3) Ander Herrera

O médio espanhol que chegou ao clube há poucos meses, cumprindo um dos sonhos não realizados da sua carreira, tem hierarquia, temperança, calma e presença de sobra. Ele dará o salto de qualidade que o meio-campo precisa para este torneio com tantas estrelas.

4) Miguel Merentiel

O avançado charrúa é um jogador com que qualquer treinador quer contar sempre, pois é um goleador constante, gerando situações para si próprio em muitos casos.

5) Edinson Cavani

Não há muito a acrescentar sobre a carreira do outro atacante uruguaio do Boca Juniors. O jogador de 38 anos, nascido em Salto, elevou o nível do futebol argentino desde que chegou ao clube e, embora tenha tido e continue a ter momentos de menos brilho, é um jogador de classe mundial.

Probabilidades de vitória: Quais são as chances de vitória do Boca Juniors este ano?

Nenhum dos quatro clubes do Grupo C chegou ao Mundial de Clubes como campeão do seu continente. Bayern e Benfica apuraram-se pelo ranking da UEFA, enquanto o Auckland classificou-se pela mesma via, mas na Confederação de Futebol da Oceania (OFC).

A realidade é que, se olharmos para a situação atual de cada um dos clubes, o principal candidato ao primeiro lugar do grupo é, logicamente, o Bayern, uma equipa alemã que habitualmente vence a Bundesliga e compete na Liga dos Campeões, e um passo atrás está a o Benfica.

Do Flashscore depreendemos que o Boca tem hipóteses de lutar pelo segundo lugar, qualificando-se para os oitavos de final da competição, numa posição que será equilibrada, já que os já referidos Bayern e Benfica são candidatos acima do Xeneize, que por sua vez está acima do Auckland City no papel.

Relativamente à competição em geral, as principais casas de apostas têm o Real Madrid como favorito à conquista do título, com odds de 4,50; a vitória do Manchester City é paga a 5,50 e são os segundos melhores candidatos, enquanto o pódio é completado pelo Bayern, que ocupa o grupo do Boca, com odds de 6,50. Em quarto lugar, vemos o Chelsea, cujo sucesso é pago a 10,00, e o quinto lugar vai para o Inter, pagando 11,00 para levantar o troféu.

E o clube argentino? O Boca aparece em 15.º lugar no ranking dos principais candidatos a vencer o Mundial de Clubes. A vitória da equipa de Gago está cotada a 41,00, uma probabilidade muito elevada se vencer, de acordo com a Bet365. Será que vão surpreender?

Como é que o Boca Juniors se apurou?

O Boca qualificou-se para o Mundial de Clubes de 2025 em agosto de 2024, graças às suas campanhas nas três anteriores Libertadores, e apesar de não ter participado na edição do ano passado.

O Mundial de Clubes de 2025 terá 32 equipas e a Conmebol terá seis representantes: os últimos quatro campeões (de 2021 a 2024) e dois com base no ranking da confederação.

Palmeiras, Flamengo e Fluminense já haviam garantido suas vagas ao serem campeões em 2021, 2022 e 2023, respetivamente. Com a eliminação do Nacional frente ao São Paulo na quinta-feira, 22 de agosto, o Boca qualificou-se pela classificação, tal como o River, e o Botafogo do Brasil juntou-se a eles como campeão em 2024.

Equipamento do Boca para o Mundial de Clubes

Recentemente, foi revelada uma novidade nos equipamentos que serão utilizados para este novo campeonato e o Boca, um dos representantes sul-americanos, já começa a tomar conhecimento. O site Footy Headlines revelou essa mudança e ela será semelhante ao que aconteceu no Campeonato do Mundo.

Este site indicou que os participantes terão de usar os números nas costas e que estes serão adicionados à parte da frente das camisolas. Neste caso, terão de o usar no peito. No documento publicado pela FIFA, aparecem outros pormenores importantes, como as medidas das marcas, dos patrocinadores, entre outros. Portanto, haverá um novo design no kit do Xeneize para jogar nos Estados Unidos.

Há rumores de que o design, feito pela Adidas, apresentaria um azul mais escuro, semelhante ao que a equipa usou na época 2007/08, e um escudo sem estrelas, regressando a um estilo clássico.

Ainda não há data de lançamento confirmada, embora se especule que a Adidas vestirá todas as suas equipas com novas camisolas para o Mundial de Clubes.

História, destaques e estatísticas

A única participação anterior do Boca no Mundial de Clubes foi em 2007, a terceira desde que a competição substituiu a Taça Intercontinental em 2005.

Na meia-final, a 12 de dezembro de 2007, a equipa de Miguel Angel Russo derrotou o Etoile du Sahel da Tunísia por 1-0, com um golo de Neri Cardozo, e qualificou-se para a final, onde defrontaria o Milan.

Quatro dias depois da estreia, o Boca não teve qualquer hipótese contra uma equipa "rossoneri" que, liderada por Kaká, venceu por 4-2: Filippo Inzaghi (bis), Alessandro Nesta e o próprio brasileiro marcaram para os italianos, enquanto Rodrigo Palacio e Massimo Ambrosini, auto-golo, marcaram para o Boca.

O Boca já venceu o Mundial de Clubes?

Como mencionado, disputou-o apenas uma vez e perdeu na final para o AC Milan.

No entanto, vale a pena notar que, antes de 2005, quando a Taça Intercontinental foi disputada, El Xeneize era uma das cinco únicas equipes a ganhar o troféu três vezes, ao lado de Milan, Real Madrid, Peñarol e Nacional de Montevidéu. O Boca levantou o troféu em 1977, 2000 e 2003.

No total, das cinco finais disputadas entre as duas competições, a equipa argentina venceu três e perdeu duas, com uma eficácia de 60%. Poderá competir no próximo Campeonato do Mundo de Clubes?

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver