Mais

Bodyboard: Domínio português marca segundo dia de competição

Luana Dourado vai participar nas duas finais
Luana Dourado vai participar nas duas finaisBárbara Simoes Nunes
O segundo dia do Cascais Boogie Chicks 2025 ficou marcado pelo arranque das competições europeias e por um domínio absoluto das atletas portuguesas. Em Carcavelos, arrancaram, então, a primeira etapa do Campeonato da Europa categoria Open (absolutos) e o Campeonato da Europa Júnior, com as atletas portuguesas a garantirem uma presença esmagadora nas finais. 

Com sete portuguesas entre as oito finalistas, o dia foi uma verdadeira demonstração da força do bodyboard feminino nacional.

Na final da primeira etapa do Campeonato da Europa Open, as atletas apuradas são: 

• Joana Schenker  – 12,60 pts (POR) 

• Teresa Miranda  – 11,35 pts (ESP) 

• Luana Dourado  – 10,95 pts (POR) 

• Teresa Padrela  – 9,75 pts (POR) 

Esta final promete emoção ao mais alto nível, uma vez que junta nomes de peso da modalidade, como Teresa Padrela, atual Campeã da Europa; Luana Dourado, campeã da Europa Júnior em título; e Teresa Miranda, vencedora da etapa no ano passado. 

Já a final do Campeonato da Europa Júnior será um espetáculo 100% português, com Luana Dourado a defender o título conquistado também em Carcavelos, no Boogie Chicks do ano passado. As finalistas são: 

• Luana Dourado  – 17,75 pts (POR) 

• Filipa Freitas  – 13,25 pts (POR) 

• Francisca Ribeiro  – 12,25 pts (POR) 

• Maria Padrela  – 11,50 pts (POR) 

Catarina Sousa, organizadora do Boogie Chicks, destacou o orgulho no desempenho das atletas portuguesas e na qualidade do evento.

"Este evento é muito bom, especialmente para as portuguesas. Têm a vantagem de estar a jogar em casa. Portanto, é muito bom perceber que em oito finalistas, sete são portuguesas. Esperemos que o título vá para as portuguesas, como é óbvio, mas tudo pode acontecer", afirmou.

Sobre a organização e o ambiente vivido nestes dois dias, Catarina Sousa sublinhou: "Posso arriscar dizer que é o melhor evento que temos feito, sem dúvida. O feedback que temos tido diário tem sido incrível, seja da parte dos atletas, seja da parte das participantes, ou da parte dos pais. Tem sido muito bom e gratificante." 

A organizadora aproveitou ainda para reforçar a importância do bodyboard no contacto com a natureza e na formação dos jovens.

"Esta é uma modalidade muito boa porque, além de ser praticada na natureza, é sempre diferente. Um dia está a chover, no outro está imenso sol. Um dia a maré está vazia, no outro está cheia. E outra coisa de que se fala muito hoje em dia é a dificuldade de trabalhar com jovens. Este desporto tem a mais-valia de os colocar em contacto direto com a natureza, afastando-os do excesso de tecnologias", explicou.

Amanhã, as atenções estarão centradas nas grandes finais, que prometem trazer ainda mais emoção e confirmar o talento de uma geração de bodyboarders que está a fazer história no Cascais Boogie Chicks 2025.


Menções