Mais

Boxe: Chris Eubank Jr. multado em 120.000 euros por atirar ovo ao rival Conor Benn

Eubank Jr. é revistado num recente evento mediático
Eubank Jr. é revistado num recente evento mediáticoTaka Wu / Alamy / Profimedia
Chris Eubank Jr. foi multado em 100.000 libras (cerca de 120.000 euros) depois de ter atingido o pugilista britânico Conor Benn na cara com um ovo durante uma troca acalorada na preparação para o combate do próximo mês.

Eubank já tinha feito referência, na conferência de imprensa de Manchester do mês passado, a dois testes de despistagem de drogas que Benn falhou em 2022, o que levou a uma batalha de dois anos com as autoridades antidoping. O Conselho Mundial de Boxe ilibou Benn em 2023, depois de ter considerado que um "consumo muito elevado de ovos" constituía uma "explicação razoável" para o resultado positivo.

Quando os lutadores se encararam no palco em Manchester, em fevereiro, Eubank tirou um ovo do bolso e esmagou-o contra o rosto de Benn, provocando uma rixa quando o promotor Eddie Hearn e o pai de Benn, Nigel, tentaram atacar Eubank e a sua equipa.

"Na sequência de uma audiência perante os comissários do Conselho de Controlo do Boxe Britânico, considerou-se que Chris Eubank Jnr violou o regulamento 25 (má conduta) devido à sua conduta na conferência de imprensa em Manchester para o combate entre Chris Eubank Jnr e Conor Benn, a 26 de abril de 2025. Como tal, os comissários de bordo multaram Chris Eubank Jnr no montante de 100.000 libras", declarou em comunicado o conselho de controlo do boxe britânico.

Eubank e Benn vão combater no Estádio do Tottenham Hotspur, em Londres, no dia 26 de abril, depois de se terem enfrentado em outubro de 2022, antes dos testes falhados de Benn, que testou positivo para o medicamento para a fertilidade feminina clomifeno. 

O lutador de 28 anos, que tem um registo de 23-0, foi autorizado a lutar na Grã-Bretanha em novembro do ano passado, depois de a Agência Antidopagem do Reino Unido ter anunciado que não iria recorrer da decisão do Painel Nacional Antidopagem que levantou a sua suspensão, com o Conselho de Controlo do Boxe Britânico também a recusar o recurso.

Eubank, de 35 anos, que tem um registo de 34-3, defendeu as suas ações dois dias depois, num segundo evento para a comunicação social.

"Será que ultrapassei os limites? Durante todo este processo, foram ultrapassados muitos limites. Atirar um ovo a alguém que absurdamente afirma ter sido essa a razão pela qual não passou em dois testes de despistagem de drogas, é uma atitude ligeira, ele merecia o embaraço do que aconteceu. Se tivesse a oportunidade de o fazer novamente, fá-lo-ia. Infelizmente, hoje venho desarmado. Já fui revistado várias vezes e não consegui entrar com nada", apontou.

Este combate de pesos médios vai ser uma batalha de concorrentes de segunda geração, reavivando a contenda Benn vs Eubank, em que os pais dos rivais - Nigel Benn e Chris Eubank Sr. - se defrontaram em dois ferozes combates no início da década de 1990.