É claro que o alinhamento é menos glamoroso do que o de Tyson Fury, o personagem extravagante saído diretamente do mundo de Snatch. No entanto, um combate no Wembley, protagonizado por Oleksandr Usyk, é sempre um acontecimento. E, apesar de tudo, Daniel Dubois não é um homem qualquer, embora o ucraniano o tenha deixado fora de combate no 9.º assalto há quase dois anos, no Estádio de Wroclaw, depois de ter levado um golpe baixo no 5.º assalto, do qual demorou quase 4 minutos a recuperar.
KO garantido... mas de que lado?
Atualmente classificado como 2.º do mundo dos pesos pesados pelo Boxrec, "Dinamite" destruiu Anthony Joshua em 5 assaltos em setembro passado, já em Wembley. Até então campeão mundial interino da FIB, depois de ter nocauteado Filip Hrgovic em Riade há pouco mais de um ano, Dubois conquistou o cinturão mundial, deixado vago por Usyk, para uma vingança com o melhor peso pesado do século XXI.
Dubois (22-2-0) no ringue tem o KO garantido. Apenas o norte-americano Kevin Johnson conseguiu em 2018 chegar a uma decisão em 10 assaltos. Na altura, o inglês tinha 21 anos, o norte-americano 39, e não houve foto nos cartões. As suas duas derrotas também foram por KO, para Joe Joyce em 2020 e depois para Usyk. Nem meio sal.
Com uma desistência de última hora em fevereiro, quando deveria enfrentar Joseph Parker, Dubois enfrenta um enorme desafio: nocautear o invicto Usyk (23-0-0), conseguir uma surpresa fenomenal e tornar-se apenas o segundo peso pesado a unificar os 4 principais cinturões desde... o ucraniano. Superaria assim Lennox Lewis, que em 1999 derrotou Evander Holyfield e ficou com os cinturões do CMB, OMB e FIB.
Onze anos mais novo que Usyk, Dubois tem as suas credenciais e volta ao último chefe ansioso por provar a sua evolução. Nessa ocasião, depois de ter sido surpreendido no 8.º, levou um direto do ucraniano, um canhoto que tinha mudado para ortodoxo para nocauteá-lo melhor com um direto no queixo. Mas será que ele tem experiência suficiente contra os melhores?Não defrontou Fury, Parker ou Martin Bakolé. Joshua? É verdade que foi uma vitória muito bonita, mas "AJ" está em declínio há muito tempo, ao ponto de Fabio Wardley estar agora melhor classificado pelo Boxrec após a sua milagrosa vitória por KO sobre Justis Huni há um mês e meio. Hrgovic? Um adversário de primeira categoria, mas a sua única vitória de referência foi contra o chinês Zhilei Zhang após um KO no 2.º assalto.
Em todo o caso, Canelo Álvarez não escondeu o seu favoritismo: apostou 500.000 dólares na derrota do britânico.
"Vai perder dinheiro", disse Dubois.
"Estou concentrado, sei o que tenho de fazer. Sou um jovem leão e tenho de tomar as rédeas e ser um homem", acrescentou.
Egis Klimas, empresário de Usyk, questionou em voz alta: "O quanto alguém pode mudar em dois anos? Ele sabe que pode fazer dano ao Oleksandr e já o fez, vencendo pugilistas de classe mundial."
No entanto, não o vê a preocupar demasiado o seu campeão, o que fez com que Don Charles, treinador de Dubois, que também é treinador de Tony Yoka, reagisse: "Deve ter estado a dormir nos últimos três combates do Daniel. Que alguém o acorde". Klimas respondeu de forma mordaz: "Enquanto eu dormia, o Oleksandr venceu o Tyson Fury duas vezes".
Apesar do Everest que tinha pela frente, Dubois apresentou-se como um conquistador, convencido de que podia fazer história: "Ganhei muita confiança com os meus treinos, com as minhas atuações no ginásio, com os murros que dei às pessoas nos sparrings. Tudo isso está dentro de mim e agora estou pronto para o mostrar. Estou disposto a superar tudo o que for preciso para conquistar estes cinturões. Procuro a glória e a excelência. Tenho de arrasar com tudo. Eles têm um guião, mas eu vou escrever o meu".
O organizador, Frank Warren, vê um dos seus pupilos a chegar ao topo dentro de alguns anos, já que enfrentar Usyk em Wembley representa uma grande oportunidade para realizar um sonho: que o campeão mundial unificado dos pesos pesados seja inglês: "É um acontecimento fenomenal com quatro cinturões em jogo pela primeira vez no Reino Unido. É uma oportunidade para o Daniel se tornar um ícone britânico. Ele está no auge da sua carreira e, a julgar pelo seu currículo, tem uma grande experiência. Estou convencido de que o conseguirá, contra um dos melhores pugilistas."
Se assim for, Dubois tornar-se-á um grande campeão indiscutível. É uma perspetiva vertiginosa.
_______________________________________________________________________________
Patrocinado:
Seja o combate entre Usyk e Dubois, em exclusivo na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
_______________________________________________________________________________