"É um privilégio ser eleito como novo presidente da World Boxing. Mas isto é apenas o começo", afirmou o atleta de 43 anos, Golovkin, que ao longo da carreira foi duas vezes campeão mundial unificado de pesos médios e conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2004.
"Rumo a LA28, vamos restaurar a confiança no boxe olímpico para garantir o nosso lugar em Brisbane e além disso. Agora é o momento de avançarmos como uma família unida do boxe."
Golovkin sucede a Boris van der Vorst, que não se recandidatou após dois anos como presidente fundador. Sob a liderança do neerlandês, a World Boxing obteve o reconhecimento do Comité Olímpico Internacional (COI) para os próximos Jogos Olímpicos de Verão de 2028 em Los Angeles.
No entanto, os primeiros campeonatos mundiais organizados sob a égide da federação, no início de setembro, foram marcados por polémicas devido à introdução de testes de género em cima da hora.
A World Boxing foi criada em abril de 2023 com o objetivo de garantir o futuro olímpico do boxe, depois de a federação IBA, controlada pela Rússia, ter sido excluída pelo COI devido a vários escândalos.
