Mais

Boxe: Equipa de Dubois quer inquérito sobre "reunião" na véspera da derrota para Usyk

Oleksandr Usyk (C), da Ucrânia, está sobre Daniel Dubois, da Grã-Bretanha, durante o combate pelo título mundial indiscutível de pesos pesados
Oleksandr Usyk (C), da Ucrânia, está sobre Daniel Dubois, da Grã-Bretanha, durante o combate pelo título mundial indiscutível de pesos pesadosAdrian Dennis / AFP

A equipa de Daniel Dubois confirmou que vai realizar um inquérito interno, depois de ter surgido um vídeo que mostra o que foi descrito como uma reunião de mais de 30 pessoas em sua casa, poucas horas antes da derrota com Oleksandr Usyk, no sábado.

Dubois, de 27 anos, chegou ao Estádio de Wembley por volta das 20:15, menos de duas horas antes da entrada no ringue. Caiu no quinto assalto, perdendo o título de pesos pesados da IBF, enquanto Usyk, de 38 anos, se tornou bicampeão mundial indiscutível.

O treinador de Dubois, Don Charles, disse à BBC Sport que não podia confirmar todos os pormenores do vídeo, mas admitiu que essa reunião tinha efetivamente ocorrido.

"Gostaria de mudar a palavra de festa para reunião", disse Charles por videochamada.

Explicou que um evento semelhante foi realizado antes da vitória por nocaute de Dubois sobre Anthony Joshua em setembro e que a abordagem foi uma tentativa de replicar o que funcionou então.

"Não é invulgar. Esta reunião é a mesma que foi utilizada para a preparação do dia do combate com Anthony Joshua. Falou-se muito da caminhada de Daniel até ao ringue para esse combate - como ele parecia entusiasmado e confiante - e as pessoas elogiaram-no", disse Charles.

Há relatos não confirmados de que o pai de Dubois organizou a reunião e que o lutador saiu durante o evento para dar uma volta de carro.

“Para sermos lógicos, o pai replicou principalmente a receita que funcionou para tentar obter uma vitória no sábado passado – e não funcionou. Consequentemente, há agora um grande destaque para esta festa, que era uma reunião", acrescentou Charles.

Alega-se também que foi recusada a entrada em Wembley a alguns membros da comitiva de Dubois, o que contribuiu para a chegada tardia. Usyk, que tinha travado Dubois no nono assalto do encontro de 2023, derrubou-o duas vezes no quinto assalto da desforra, com Dubois incapaz de vencer a contagem após o segundo knockdown.