Boxe: Jake Paul mantém-se otimista antes do combate com Joshua

Paul frente a frente com Joshua
Paul frente a frente com JoshuaČTK / AP / Lynne Sladky

O youtuber que se tornou pugilista, Jake Paul, acredita que o seu "otimismo delirante" o vai levar a surpreender o antigo campeão mundial britânico dos pesos pesados, Anthony Joshua, quando ambos se defrontarem num evento especial transmitido em streaming em Miami no próximo mês.

Paul, de 28 anos, que derrotou um Mike Tyson de 58 anos num combate muito criticado transmitido pela Netflix em 2024, vai medir forças com um adversário bem mais jovem ao enfrentar Joshua, de 36 anos, num duelo de pesos pesados com oito assaltos, marcado para 19 de dezembro na Florida.

O combate, que segundo informações irá distribuir um prémio de 184 milhões de dólares entre ambos, voltou a levantar preocupações quanto à segurança no boxe. Paul, com 1,85 metros, vai defrontar Joshua, de 1,98 metros, campeão olímpico em 2012 e duas vezes campeão unificado dos pesos pesados, conhecido pelo seu poder de KO.

O antigo campeão mundial David Haye alertou esta semana que pode ser "o último dia na Terra" para Paul. Por outro lado, a Junta de Controlo do Boxe Britânico afirmou que não teria autorizado o combate por razões de segurança.

Paul, cujo registo no ringue é de 12 vitórias e uma derrota, com sete KOs, parte claramente em desvantagem em altura, peso e alcance face a Joshua, que soma 25 KOs nas suas 28 vitórias profissionais e apenas quatro derrotas.

No entanto, o norte-americano, conhecido pela sua postura provocadora, garantiu na sexta-feira que tem as armas necessárias para travar Joshua, durante um evento promocional do especial da Netflix que terá lugar no próximo mês.

Quando o moderador lhe perguntou se tinha "perdido o juízo" ao aceitar o desafio de Joshua, Paul respondeu: "Gosto de enfrentar os melhores. Vamos para a guerra e que vença o melhor. Cheguei até aqui graças ao otimismo delirante. É uma ilusão até deixar de o ser. Foi isso que me trouxe até este ponto. Ninguém acreditava que isto fosse possível, que estaríamos aqui quando comecei no boxe, e ninguém acredita que vou vencer. Por isso, junta-te à lista e prepara-te para a surpresa."

"Passar por cima dele"

Por sua vez, Joshua, que era visivelmente mais alto do que Paul durante o evento de sexta-feira, avisou que está pronto para garantir uma vitória clara.

Depois de elogiar a mentalidade "forte" de Paul e prometer-lhe "respeito", Joshua afirmou: "Sendo honesto, vou-lhe partir a cara, vou-lhe destruir o corpo, vou passar por cima dele. É esta a minha mentalidade, a mentalidade de um pugilista. Estou aqui para competir. Estou aqui para provar que sou o melhor".

Joshua, cuja última luta foi uma derrota por KO no quinto assalto frente ao britânico Daniel Dubois em setembro do ano passado, revelou que tem treinado em Espanha ao lado do atual campeão mundial dos pesos pesados da WBA, WBC e IBF, Oleksandr Usyk, depois de se separar do seu anterior treinador Ben Davison.

"O Ben Davison não me vai treinar," disse Joshua: "Londres distrai-me demasiado, por isso convidaram-me para treinar com a equipa do Usyk. Estive em Espanha, fizemos um excelente trabalho. O Usyk é um dos melhores do mundo. Não é só por ele, também pela equipa que o rodeia. Juntei-me a eles e poder observar de perto como alguém alcançou tanto foi incrível."