Boxe: Joshua regressa ao ginásio para "terapia de força mental" após acidente trágico

Anthony Joshua escapou apenas com ferimentos ligeiros
Anthony Joshua escapou apenas com ferimentos ligeirosBradley Collyer, PA Images / Alamy / Profimedia

Anthony Joshua voltou ao ginásio para uma "terapia de força mental", apenas algumas semanas depois de um acidente de viação que tirou a vida a dois dos seus amigos mais próximos, antigos campeões mundiais de pesos pesados.

O pugilista britânico seguia como passageiro num Lexus SUV que colidiu com um camião parado numa movimentada autoestrada que liga Lagos a Ibadã, na Nigéria, a 29 de dezembro.

Os elementos da equipa de apoio de Joshua, Latif Ayodele e Sina Ghami, morreram no acidente, enquanto o pugilista sofreu apenas ferimentos ligeiros.

Apesar de o seu promotor ter alertado que poderia ficar afastado da competição durante algum tempo, o pugilista partilhou nas redes sociais imagens suas a treinar com um treinador na quinta-feira.

Joshua legendou o vídeo, publicado no Instagram, com a frase "Terapia de Força Mental".

O acidente gerou especulação sobre se Joshua voltaria a competir, mas o promotor Eddie Hearn afirmou na quarta-feira que o atleta de 36 anos teria todo o tempo necessário para lidar com a perda de Ayodele e Ghami.

"Acho que o AJ, como já vimos no passado em situações relacionadas com o boxe, é sempre alguém que mostra coragem, muito positivo," disse Hearn à Sky Sports: "Isto é algo completamente diferente e sei que ele vai demorar o seu tempo. Ele vai precisar do seu tempo a nível físico, mental, emocional e espiritual antes de tomar uma decisão sobre o seu futuro. Acredito que vai querer regressar ao boxe, mas será uma decisão que tomará quando sentir que é o momento certo."

O acidente ocorreu enquanto Joshua estava de férias na Nigéria, após a sua vitória frente ao YouTuber tornado pugilista Jake Paul em Miami, a 19 de dezembro.

Tanto Ayodele, treinador pessoal do antigo bicampeão mundial unificado de pesos pesados, como Ghami, preparador físico de Joshua, morreram no local do acidente.

Antes do acidente, havia novamente conversas sobre um aguardado combate entre Joshua e Tyson Fury, o antigo campeão mundial de pesos pesados que regressou recentemente da reforma.

Mas Hearn afirmou na quarta-feira: "Esse é um tema sobre o qual ninguém se sente confortável a falar... Quando chegar o momento certo, acredito que ele tomará a sua decisão e será ele próprio a anunciá-la."