Mais

Boxe: Rixa entre Benn e Eubank traz de volta o fogo vital à cena da modalidade

Conor Benn e Chris Eubank Jr. encontram-se no Estádio do Tottenham
Conor Benn e Chris Eubank Jr. encontram-se no Estádio do TottenhamChloe Knott / Tottenham Hotspur FC / Shutterstock / Profimedia

Conor Benn e Chris Eubank Jr. têm estado envolvidos numa rixa de boxe que dura há mais de dois anos, com os dois lutadores finalmente prontos para se encontrarem no ringue este sábado, 26 de abril.

Os dois lutaram originalmente em outubro de 2022, mas o combate foi cancelado depois de Benn ter falhado dois testes voluntários de despistagem de drogas.

Quase três anos depois, os dois estão finalmente prontos para um confronto de pesos médios muito aguardado.

A preparação para o combate tem sido, por vezes, imperdível para os fãs de boxe, tanto hardcore como casuais, desde Benn ter finalmente luz verde para regressar ao desporto após a sua proibição, até aos insultos ferozes trocados cara a cara e em linha - até Eubank Jr. atirar um ovo ao seu adversário numa conferência de imprensa e até insistir que se reformará se perder com o seu rival.

Embora várias estrelas tenham ocupado o centro das atenções nos últimos anos, tem havido um sentimento crescente de que a popularidade do boxe se perdeu um pouco - mas Benn e Eubank Jr. estão a fazer o seu melhor para voltar a atrair as atenções para o desporto.

É certo que nomes como Tyson Fury, Anthony Joshua e Oleksandr Usyk, na divisão de pesos pesados, atrairão sempre as atenções devido apenas ao seu poder de estrela, mas esta é a primeira vez, desde há algum tempo, que está a ser dada mais atenção ao desporto fora dos nomes "maiores".

Grande parte dessa atenção deriva do que parece ser um ódio genuíno entre os dois lutadores.

"Odeio o que ele representa. Odeio quem ele é como homem, o que ele persegue", disse Benn à Sky Sports.

"Só ele como homem, pessoalmente, por razões que não são públicas, razões pessoais, entre mim e o Chris, que ele sabe perfeitamente porque é que eu não gosto dele", acrescentou.

Dito isto, Eubank Jr. sugeriu que as coisas correrão a seu favor no confronto de sábado no Tottenham Hotspur Stadium.

"O procedimento será parlamentar. Tudo vai correr como eu quero. Eu serei como um matador no ringue e Conor Benn será o touro", disse Eubank.

"Sou um lutador completo. Já ando nisto há tanto tempo que já me esqueci de mais coisas do que ele sabe, e isso vai notar-se na noite", acrescentou.

Também é importante recordar que Benn e Eubank Jr. não são completos zés-ninguém - os seus pais foram ambos lutadores icónicos e enfrentaram-se numa das maiores rivalidades do desporto nos anos 90 - e ambos têm excelentes registos profissionais.

Naturalmente, há um nível de interesse desde o início e uma narrativa que se escreve a si própria, antes mesmo de ser dita uma palavra, quando os filhos de duas lendas do boxe britânico se defrontam no ringue.

O que Benn e Eubank Jr. conseguiram fazer, no entanto, foi gerar um entusiasmo em torno do combate que transcende os pontos de discussão iniciais relacionados com os seus pais.

O furor e o ódio genuíno retratado através das acareações e das redes sociais fazem do combate um verdadeiro acontecimento imperdível para os fãs do desporto, bem como para aqueles que podem ter desviado o seu interesse para outro lado nos últimos anos.

É algo que tem faltado bastante ao boxe nos últimos tempos e é uma adição bem-vinda, apesar de causar muita controvérsia pelo caminho.

O próprio pai de Eubank Jr. chamou publicamente a atenção do filho pela forma como se comportou na preparação para o combate.

"Quem te ensinou isso? Foi a Karron (a mãe de Eubank Jr.) que te ensinou isso?" disse Eubank Sr. depois de o seu filho ter atirado um ovo ao adversário.

"Isso é vergonhoso. Vou estar no teu canto? Eu nunca teria estado no teu canto; isso é vergonhoso. Estás a esmagar um ovo na cara de alguém e estás a tentar justificá-lo. Não há justificação para isso. Não há nada de nobre nisso", acrescentou.

Estes comentários só serviram para deitar mais achas para a fogueira e apresentar mais um ponto de discussão importante para o combate.

Também é importante lembrar que, embora não lute desde fevereiro de 2024, Benn ainda está invicto, tendo vencido todas as 23 lutas que disputou.

"Eu não perdi. Estou invicto. Ele não será a minha primeira derrota. Recuso-me a perder para aquele homem", disse Benn.

"Vou perder combates, nem é preciso dizer. O meu estilo é divertido, mas há um nível de vulnerabilidade que ainda estamos a trabalhar. Mas não contra ele. Não para ele. A ideia de perder para ele, o medo de perder para ele é o que me faz sair da cama às cinco da manhã", assumiu.

Eubank Jr., por sua vez, perdeu apenas três combates na sua carreira mais experiente, com um registo de 34-3.

Há uma infinidade de narrativas e coisas para ficar de olho no combate deste sábado, que promete ser um dos maiores do boxe britânico.