Mais

Boxe: Usyk rejeita alegações de que a idade poderia ser um fator decisivo contra Dubois

Usyk está confiante antes do seu combate com Dubois
Usyk está confiante antes do seu combate com DuboisRICHARD PELHAM / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
Oleksandr Usyk rejeitou as alegações de que a sua idade poderia ser o fator decisivo no confronto de sábado com Daniel Dubois pelo título mundial indiscutível de pesos pesados.

Usyk, atual campeão da WBA, WBO e WBC, tem 38 anos, mais 11 do que Dubois, detentor do cinturão da IBF.

Esta disparidade significativa deu azo a sugestões de que o ucraniano terá dificuldades em aguentar até ao fim contra o seu rival britânico de 27 anos no confronto em Wembley, mas Usyk discordou fortemente dessa avaliação quando lhe perguntaram se poderia ser vulnerável por causa da diferença de idade.

"É a tua opinião? Se calhar, não sei. Não me sinto (abalado)", disse Usyk aos jornalistas na quinta-feira.

"Ouve, eu respeito este tipo, este jovem. Ele está motivado, mas eu também estou. Não sou um gajo velho. 38 anos não é velho, sabe? Veremos no sábado".

Os dois defrontam-se pela segunda vez, com Usyk a conseguir uma vitória por KO técnico no nono assalto, na Polónia, em 2023.

Invicto em 23 combates profissionais, Usyk espera tornar-se campeão indiscutível pela terceira vez.

Dubois venceu os seus três combates desde que perdeu para Usyk, incluindo uma vitória sobre o compatriota Anthony Joshua em Wembley, em setembro.

Lennox Lewis foi o último britânico a deter o estatuto de campeão indiscutível na divisão de pesos pesados, em 1999.

Para que Dubois possa igualar esse feito, o londrino precisa de afastar as acusações de fragilidade mental.

O empresário de Usyk, Egis Klimas, disse que Dubois era "a mesma pessoa" de há dois anos e que ainda tinha uma "fraqueza" na mente.

Isso levou o treinador do britânico, Don Charles, a dizer que Klimas devia estar a dormir.

"Enquanto eu estava a dormir, Usyk venceu Tyson Fury duas vezes", disse Klimas.

O ucraniano derrotou Fury em maio de 2024, antes de voltar a vencer o Gipsky King em dezembro, mas Dubois está determinado a fazer história, silenciando os céticos com uma vitória surpreendente contra Usyk.

"Neste momento, só quero começar, vou escrever o meu próprio guião. Eles têm o seu próprio guião, eu vou escrever o meu, ganhar estes cinturões e ser o homem", disse Dubois, que tem 21 knockouts em 22 vitórias e apenas duas derrotas no seu registo.

"Preparei-me bem. Agora estou num nível diferente, estou pronto para fazer o que for preciso no sábado e conquistar todos os cinturões. Estou a perseguir a glória e a grandeza. Isto é fazer história e eu tenho de fazer um verdadeiro trabalho de demolição. Estou com fome e pronto para isso".

Antes de Dubois deixar a conferência de imprensa, respondeu a uma pergunta sobre uma alegada aposta de 500.000 dólares feita em Usyk para vencer pelo campeão mundial em várias categorias de peso Canelo Alvarez.

"Não significa nada para mim. Ele vai perder o dinheiro dele, agora estou apenas concentrado", disse.

"Sei o que tenho de fazer. Sou um jovem leão e só preciso de assumir o controlo, ser o homem e acabar com ele", finalizou.

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Seja o combate entre Usyk e Dubois, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

_______________________________________________________________________________