Mais

Brasileirão: Santos supera expulsão, empata contra o Sport e deixa zona de descida (2-2)

Empate teve sabor a vitória para o Santos
Empate teve sabor a vitória para o SantosMarlon Costa / AGIF / AGIF via AFP

Sport e Santos empataram 2-2, na Ilha do Retiro, no Recife, em jogo a contar para a 17.ª jornada do Brasileirão. Derik Lacerda e Lucas Lima marcaram para a equipa pernambucana. Gabriel Bontempo e João Basso apontaram os golos dos paulistas.

Recorde as incidências do encontro

Com este resultado, o Sport mantém-se no último lugar da tabela, agora com 5 pontos, lamentando profundamente o empate sofrido perto dos descontos. O Leão está a 10 pontos do Santos, que saiu da zona de despromoção e ocupa agora o 16.º lugar, com 15 pontos, a primeira posição fora da zona de descida.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

O Sport soma já 18 jogos consecutivos sem vencer esta época. Os adeptos quase puderam saborear novamente o doce gosto de uma vitória, mas viram a sua equipa desperdiçar mais pontos em casa, num cenário que parece não ter fim. O Santos, dadas as circunstâncias, acabou por celebrar o empate, embora tenha chegado ao terceiro jogo seguido sem vencer no campeonato.

Na próxima jornada, o Sport recebe o Bahia no sábado. O Santos joga em casa contra o Juventude na segunda-feira, em jogos da 18.ª jornada.

Erro de Brazão oferece vantagem ao Sport

A Ilha do Retiro esteve cheia, muito graças à presença de Neymar. A equipa da casa aproveitou a presença do “Príncipe” para se motivar com o apoio dos adeptos rubro-negros e partir para cima do Peixe.

O golo que inaugurou o marcador surgiu mais cedo do que o esperado, fruto de um erro individual. Aos 4 minutos, o guarda-redes Gabriel Brazão falhou na reposição da bola frente a Derik Lacerda, e o avançado não desperdiçou a oferta, marcando um golo sofrido mas eficaz.

O Santos tentava não depender da inspiração de Neymar para criar perigo. O Sport só não aumentou a vantagem porque Barletta falhou em dois momentos decisivos. A equipa da Vila conseguia explorar o lado esquerdo do ataque, mas pecava na finalização das jogadas.

Neymar foi atração à parte na Ilha do Retiro
Neymar foi atração à parte na Ilha do RetiroPaulo Paiva /Sport Recife

Expulsão (quase) encaminha vitória do Sport

Já no final da primeira parte, o VAR alertou o árbitro para rever um lance protagonizado por Tomás Rincón, que acabou expulso diretamente, logo no jogo em que regressava de suspensão.

Com um homem a mais, o Sport viu facilitada a tarefa na segunda parte. A equipa da casa aproveitou os espaços e ampliou a vantagem com um golo de Lucas Lima, que contou com um desvio contra do estreante Caballero, colocando assim em prática a "Lei do Ex".

Apesar de estar em inferioridade numérica, o Santos reduziu por intermédio de Gabriel Bontempo, relançando a emoção na parte final do encontro. O entusiasmo dos adeptos locais acabou por dar lugar à frustração quando João Basso, aos 88 minutos, aproveitou uma sobra na área para selar um empate improvável, mantendo o Sport sem conhecer o sabor da vitória no Brasileirão.

Brazão falhou mas também salvou o Santos
Brazão falhou mas também salvou o SantosPaulo Paiva /Sport Recife