A italiana Nadia Battocletti procura revalidar o título conquistado em Antalya, na Turquia, no ano passado, para tentar bisar em seniores, tal como já fez nos sub-20 e em sub-23.
No masculino, sem Jakob Ingebrigtsen, o francês Jimmy Gressier é o principal candidato à suceder ao norueguês, na prova rainha da competição, que encerra o programa, às 12:41.
Antes das provas individuais de seniores, a pista do Parque Urbano do Parchal, no município algarvio de Lagoa, vai ser palco da sempre disputadíssima corrida de estafetas mistas.
Na mais jovem prova dos Europeus de crosse, Portugal pode apresentar Isaac Nader, campeão mundial dos 1.500 metros, Salomé Afonso, vice-campeã europeia indoor dos 1.500 metros e bronze nos 3.000, Nuno Pereira e Patrícia Silva, bronze nos 800 em pista curta em Apeldoorn2025, além de Maria Avelino e Rodrigo Lima.
Os britânicos Will Barnicoat e Innes FitzGerald procuram os tri nas corridas masculina de sub-23 e feminina de sub-20, com a espanhola Maria Forero a deter o favoritismo na prova de sub-23 e o norueguês Hakon Moe Berg nos juniores.
Portugal conta 59 medalhas em Europeus de crosse, 25 das quais individuais, incluindo cinco ouros em seniores, com os quatro triunfos de Paulo Guerra e o de Jéssica Augusto.
Os Europeus de corta-mato contam com competições seniores, sub-23 e juniores, masculinos e femininos, com a atribuição de pódios coletivos, atendendo aos três primeiros classificados em cada uma das provas, além da estafeta mista.
