Os lituanos Dominykas Jancionis e Martyna Kazlauskaite são a dupla C2x Mix mais cotada no evento, que conta ainda com os espanhóis bronze mundial, nomeadamente Ander Martin e Esther Briz Zamorano.
Da seleção portuguesa, destaque para a formação que junta o olímpico Afonso Costa e Patrícia Batista, que recentemente conquistou o Trofeo Lido Filippi, composto por várias etapas.
A equipa lusa integra igualmente Allison Russo, Bruna Parente, Dinis Oliveira, Eduardo Reis, João Castro, José Azevedo, Mafalda Oliveira, Maria Rodrigues, Pedro Jesus, Rita Araújo, Rita Tigeleiro, Sara Carramona e Sofia Oliveira.
“Apesar de ser a sua edição inaugural, o 1924 Pharoes Trophy nasce com a ambição de se tornar uma prova anual de referência nos Beach Sprints, disciplina que terá a sua estreia olímpica nos Jogos de Los Angeles 2028, reforçando o papel de Portugal como palco privilegiado para o desenvolvimento desta vertente em forte crescimento”, refere a Federação Portuguesa de Remo.
Ao todo, a competição, que pretende afirmar-se como “um novo marco no calendário internacional da modalidade”, conta com 180 remadores de 13 países, respetivamente a Áustria, Arábia Saudita, China, Espanha, Itália, Letónia, Lituânia, Noruega, Peru, Portugal, República Checa, Suíça e Turquia.
O evento faz parte ainda das comemorações dos 100 anos da Direção de Faróis.