Mais

Campeonato europeu de Autocross e Car Cross regressa a Foz Côa

Campeonato europeu de Autocross e Car Cross regressa a Foz Côa
Campeonato europeu de Autocross e Car Cross regressa a Foz CôaFoz Côa Automóvel Clube

O campeonato europeu de Autocross e Car Cross da Federação Internacional Automóvel (FIA) está de regresso a Foz Côa, de sexta-feira a domingo, após 15 anos de interregno, disse à Lusa o presidente da Câmara.

"Este é um investimento que o município faz no sentido de recuperar um equipamento desportivo (circuito)muito relevante para o concelho, ao mesmo tempo que garante a potencialização nacional e internacional dentro do desporto automóvel e não só, o que só por si é também um atrativo turístico para o concelho e região”, explicou Pedro Duarte.

Segundo o autarca, o programa da competição inclui verificações administrativas e técnicas, sessões de treinos de qualificação, culminando com as meias-finais e finais no domingo, estando também previstos momentos de proximidade com o público, como a apresentação oficial dos pilotos na praça da cidade.

Para Pedro Duarte, mais do que uma competição, este campeonato “será uma celebração do desporto motorizado, trazendo cerca de uma centena de pilotos de topo de vários países e aficionados deste desporto motorizado, de toda a Europa para um espetáculo de velocidade, técnica e emoção em Portugal”.

O município apoiou este campeonato com cerca de 120 mil euros.

Para o presidente do Foz Côa Automóvel Clube, Rui Soares esta etapa do campeonato da FIA de Autocross e Car Cross terá um papel especial, encerrando os Campeonatos Europeus de 2025.

Para Rui Soares, o encerramento dos campeonatos europeus vão atrair muito público a Vila Nova de Foz Coa e a qualidade técnica do circuito também projeta a região no mapa internacional.

Os promotores do evento acreditam que o evento será uma oportunidade para promover o património e a hospitalidade de Foz Côa.

“O investimento na requalificação do circuito não só assegurou as condições necessárias para acolher uma prova de nível europeu, como também reafirmou a importância do desporto automóvel para o desenvolvimento regional. Além disso, a parceria com a FPAK reforçou a credibilidade e organização do evento, onde as medidas de segurança são uma prioridade”, avançou a organização da prova.

Segundo Rui Soares, o circuito sofreu obras de reabilitação e a segurança do cimento foi reforçada este ano, sendo que, de futuro, poderá assegurar outras competições motorizadas.

Este regresso da competição de Autocross e Car Cross teve o empenho conjunto do município de Vila Nova de Foz Côa e do Foz Côa Automóvel Clube, e conta com a parceria da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).