Mais

Cerca de 800 atletas devem participar nos Campeonatos Nacionais de corta-mato curto

Campeonatos Nacionais de corta-mato curto vão decorrer em Marvão
Campeonatos Nacionais de corta-mato curto vão decorrer em MarvãoFPA
Cerca de 800 atletas vão participar nos Campeonatos Nacionais de corta-mato curto, que vão decorrer no dia 15 de março em Marvão, distrito de Portalegre, anunciou Domingos Castro, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

O responsável, que falava aos jornalistas no decorrer de uma conferência de imprensa no Salão Nobre da Câmara de Marvão, explicou que as inscrições para participar nestas provas estão abertas até ao dia 10 de março, prometendo, no entanto, que vão competir naquela vila alentejana “os melhores” atletas.

“Nós vamos ter aqui (Marvão) os melhores atletas, os clubes veem esta prova com uma importância muito grande e que os cativa. Eu creio que poderá (as provas) andar à volta (participação) dos 800 atletas, desde os jovens aos veteranos”, disse.

De acordo com o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, as provas vão decorrer nos terrenos do antigo campo de golfe de Marvão.

Presente também na conferência de imprensa, o presidente da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, Daniel Madeira, desafiou a FPA e Município de Marvão a promover também “nos próximos anos” um Campeonato Nacional de corta-mato longo, como ocorreu naquela vila histórica do Alto Alentejo em 1996.

Já o vice-presidente da Câmara de Marvão, Luís Costa, considerou “um sonho” receber os campeonatos nacionais de corta-mato curto naquela região.

“É uma enorme honra receber este evento num local tão especial como o antigo campo de golfe, que dispõe de um traçado fabuloso para a prática da modalidade”, disse.

Por último, o diretor regional da Direção Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Miguel Rasquinho, classificou o evento como “muito importante” para toda a região Alentejo.

“Eu tenho lançado o repto para que, os municípios, os clubes, as associações e as federações reconheçam o Alentejo não só pela beleza e gastronomia, mas pelas condições únicas para a prática do atletismo e não só”, destacou.

Domingos Castro lançou também durante o encontro com os jornalistas algumas preocupações em relação ao número de camas que a região poderá ter para acolher os atletas, tendo o diretor do IPDJ e o vice-presidente da Câmara de Marvão assegurado que a região está preparada para esse desafio.

Miguel Rasquinho recordou que as camas instaladas na Pousada da Juventude de Portalegre estão disponíveis para acolher atletas, ao passo que Luís Costa garantiu que só o concelho de Marvão tem “cerca de 500 camas” disponíveis.


Menções