Cerca de uma centena de detenções após confrontos entre adeptos croatas e sérvios

Cerca de uma centena de detenções após confrontos entre adeptos croatas e sérvios
Cerca de uma centena de detenções após confrontos entre adeptos croatas e sérviosCredit: Tobias Jorgensen / Gonzales Photo / Profimedia

Cerca de uma centena de pessoas foram detidas e pelo menos 18 ficaram feridas durante confrontos entre adeptos ultras de clubes de futebol da Sérvia e da Croácia, na Bósnia, anunciou a polícia este domingo.

Os incidentes ocorreram na noite de sábado, quando adeptos do clube croata Hajduk Split enfrentaram adeptos do clube sérvio Estrela Vermelha, no leste da Bósnia, segundo um comunicado da polícia. Os confrontos tiveram lugar no exterior do aeroporto de Tuzla, a cerca de 80 quilómetros a nordeste de Sarajevo.

Pelo menos 18 pessoas ficaram feridas nestes confrontos, uma das quais com gravidade, permanecendo ainda nos cuidados intensivos do hospital de Tuzla. A polícia deteve um total de 93 pessoas, das quais 14 ficaram em prisão preventiva e serão apresentadas ao Ministério Público, informou a polícia. Entre os detidos estão 11 cidadãos croatas e três bósnios.

Segundo os meios de comunicação locais, os confrontos começaram quando os adeptos do clube sérvio, que regressavam da Suécia onde a sua equipa disputou na quinta-feira um jogo da Liga Europa frente ao Malmö, foram atacados pelos adeptos do Hajduk Split, que lhes prepararam uma emboscada no aeroporto.

A Croácia e a Sérvia enfrentam há muito tempo o fenómeno do hooliganismo. As relações entre estas duas nações balcânicas mantêm-se frias desde a guerra dos anos 90, durante a qual a Sérvia apoiou os rebeldes sérvios que se opunham à independência da Croácia. Este ódio é visível entre os adeptos de futebol. Os jogos entre clubes das duas antigas repúblicas jugoslavas são considerados de alto risco.