Fontes hospitalares disseram que Zeman foi hospitalizado depois de ter desenvolvido "fraqueza e problemas de fala associados à circulação sanguínea prejudicada no cérebro em pacientes com comorbidade cardíaca anterior e derrame".
Zeman, que vive em Itália desde que emigrou em 1968, foi submetido a uma cirurgia cardíaca há um ano. Pouco depois, demitiu-se do cargo de treinador do Pescara, da terceira divisão italiana, o seu último trabalho como técnico até à data. Antes disso, em dezembro de 2023, sofreu uma forma ligeira de AVC.
O sobrinho do antigo jogador e treinador da Juventus Čestmir Vycpalek ganhou fama em Itália depois de ter sido promovido à primeira divisão com o Foggia em 1991. Também ajudou o Pescara a subir à Serie A em 2012. Passou pela Lazio e pela Roma ou Nápoles, e também dirigiu o Fenerbahçe e o Crvena zvezda de Belgrado. É conhecido pelo seu estilo ofensivo e atrativo e pela sua luta contra o doping no futebol. Durante a sua carreira de treinador, raramente foi visto sem um cigarro na boca.