Chelsea no Mundial de Clubes: Tudo o que precisa de saber
Depois de ter participado pela última vez num Campeonato do Mundo de Clubes em consequência do seu triunfo na Liga dos Campeões de 2020/21, o Chelsea qualifica-se para a 21.ª edição do torneio exatamente pela mesma via. Todos os campeões continentais das quatro épocas anteriores ganham automaticamente a qualificação e, por isso, os rivais da Premier League, o Manchester City, também receberam um convite para o evento de clubes mais importante da FIFA.
O Campeonato do Mundo de Clubes de 2025 adota um formato novo e alargado, com 32 equipas em solo americano em junho. Os participantes terão agora de passar por uma fase inicial de grupos, antes de as duas equipas mais fortes de cada grupo avançarem para os oitavos de final. Em cada uma das suas duas participações anteriores no Campeonato do Mundo de Clubes, o Chelsea chegou às meias-finais graças à dimensão limitada da competição e à estrutura de apuramento.
Fizemos uma análise completa da iminente campanha do Chelsea no Campeonato do Mundo de Clubes, com detalhes dos jogos, informações sobre o plantel, desempenho histórico e os principais jogadores que esperam levar os Blues ao sucesso nos Estados Unidos. Também analisámos os favoritos antes do torneio e as respetivas probabilidades de aposta, e fizemos uma análise útil dos adversários do Chelsea na fase de grupos. Além disso, saiba onde assistir gratuitamente a todos os 63 jogos agendados para o Campeonato do Mundo de Clubes este verão.
Jogos, adversários da fase de grupos e calendário do torneio
Para conseguir um equilíbrio competitivo razoável e uma diversidade geográfica entre os oito grupos possíveis, a FIFA distribuiu todas as 32 equipas participantes antes do sorteio do Campeonato do Mundo de Clubes de dezembro passado.
Sendo a quinta equipa europeia mais bem classificada, o Chelsea foi colocado no segundo pote, ao lado de outros representantes da UEFA: Borussia Dortmund, Inter de Milão, FC Porto, Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e RB Salzburg. Por conseguinte, os Blues não enfrentariam nenhuma das equipas acima referidas na fase de grupos inicial.
O Chelsea foi sorteado para o Grupo D e, portanto, enfrentará o Flamengo (primeiro pote), o Espérance Tunis (quarto pote) em junho e o Los Angeles FC, devido à exclusão do Club León. Os comandados de Enzo Maresca viajarão ao Estádio Mercedez-Benz, em Atlanta, para o jogo de abertura, antes de seguirem para o norte da Pensilvânia para disputarem os dois jogos restantes da fase de grupos no Lincoln Financial Field, com capacidade para 69 mil pessoas.
O torneio começa no sábado, 14 de junho, com o anfitrião Inter Miami a receber o Al Ahly, atual campeão da Liga dos Campeões da África, no Estádio Hard Rock. O Grupo D começa menos de 48 horas depois, com o Chelsea a enfrentar um adversário ainda desconhecido, na Geórgia.
Jogos da fase de grupos
O Chelsea irá defrontar cada um dos adversários da fase de grupos numa única ocasião. Consulte o calendário de jogos abaixo.
Jogo 1: Chelsea - Los Angeles FC
Data: Segunda-feira, 16 de junho
Pontapé de saída: 20:00
Estádio: Estádio Mercedez-Benz, Atalanta (GA)
Jogo 2: Chelsea - Flamengo
Data: Sexta-feira, 20 de junho
Pontapé de saída: 19:00
Estádio: Lincoln Financial Field, Filadélfia (PA)
Jogo 3: Chelsea - Espérance Tunis
Data: Terça-feira, 25 de junho
Pontapé de saída: 02:00
Estádio: Lincoln Financial Field, Filadélfia (PA)
Jogos da fase a eliminar
As duas melhores equipas de cada grupo passarão para a fase a eliminar. Os vencedores avançam para os quartos de final antes de as meias-finais e a final se realizarem em Nova Jérsia na semana que começa na segunda-feira, 6 de julho. Todos os jogos da fase a eliminar são duelos a uma mão e serão decididos no prolongamento ou nas grandes penalidades, se necessário.
Uma vez que o calendário completo de jogos já foi definido, o Chelsea pode traçar os seus potenciais percursos até à final. Há dois caminhos possíveis para a equipa de Stamford Bridge, cada um deles dependente do seu desempenho na fase de grupos.
Se terminar a fase de abertura do torneio como vencedor do Grupo D, enfrentará o segundo do Grupo C nos oitavos de final. Por outro lado, se passar em segundo no Grupo D, o Chelsea enfrenta o vencedor do Grupo C. Assim, os Blues poderão defrontar o Auckland City, o Boca Juniors, o Bayern de Munique ou o Benfica.
Se ocuparem a terceira ou quarta posição no final da fase de grupos, a equipa de Enzo Maresca será automaticamente eliminada da competição - algo que as casas de apostas não esperam que aconteça.
Os dois possíveis confrontos do Chelsea nos oitavos de final:
R16 Jogo 2: Vencedor do Grupo C contra o segundo do Grupo D
Data: Sábado, 28 de junho
Pontapé de saída: 21:00
Estádio: Estádio Bank of America, Charlotte (NC)
R16 Jogo 4: Vencedor do Grupo D contra o segundo do Grupo C
Data: Domingo, 29 de junho
Início: 21:00
Estádio: Estádio Hard Rock, Miami (FL)
O que sabemos sobre os adversários do Chelsea no Grupo D?
Com uma cobertura limitada dos principais campeonatos brasileiros e tunisianos em Inglaterra, os adeptos do Chelsea podem não estar muito familiarizados com as façanhas do Flamengo ou do Espérance Tunis. Então, o que há para saber sobre os adversários no Grupo D?
Flamengo - Brasil
Um dos clubes mais emblemáticos do Brasil, o Flamengo conquistou um número colossal de títulos nacionais ao longo de 130 anos de história. Embora o clube não seja campeão da Série A desde 2020, o influente capitão Gerson levantou a Taça do Brasil e a Supertaça do Brasil nos últimos seis meses.
O Flamengo apurou-se graças ao título da Libertadores de 2022, vencendo por pouco o Athletico Paranaense num confronto tenso em Guayaquil. Depois de recuperar de uma desvantagem de um golo para vencer o Al Hilal nos quartos de final, o Rubro-Negro sucumbiu a um golo de Roberto Firmino na final do Mundial de Clubes de 2019.
Três anos depois da dolorosa derrota para o Liverpool no Estádio Internacional Khalifa, o Flamengo terminaria a edição de 2022 da principal competição intercontinental de clubes da FIFA em terceiro lugar, após uma convincente vitória no play-off sobre o Al Ahly. Pedro marcou dois golos, o que lhe permitiu terminar a competição na liderança da lista de marcadores. Natural do Rio de Janeiro, o ex-jogador da Fiorentina é muito querido pelos adeptos do Flamengo.
Espérance Tunis - Tunísia
De longe o clube mais bem-sucedido da Tunísia, o Espérance Tunis detém os recordes nacionais de maior número de títulos da liga e de taças nacionais conquistadas. Apesar de ter vencido a Liga dos Campeões da CAF em quatro ocasiões distintas, a Besta de África conquistou uma vaga no Mundial de Clubes de 2025 por ter sido classificada como a terceira melhor equipa de África.
Os tunisinos caíram no primeiro obstáculo em cada uma das suas três participações anteriores no Mundial de Clubes, ironicamente sendo eliminados por adversários do Médio Oriente em todas as ocasiões. Depois de terem sido eliminados pelo Al Sadd, do Catar, nos quartos de final do torneio de 2011, o Al Ain, duas vezes campeão da Liga dos Campeões da AFC, e o Al Hilal, da Arábia Saudita, derrotaram o Espérance Tunis na segunda ronda em 2018 e 2019, respetivamente. No entanto, o 33 vezes campeão da Ligue Professionnelle 1 da Tunísia venceu o quinto/sexto jogo do play-off após as duas últimas eliminações, superando o Guadalajara nos penáltis antes de se vingar do Al Sadd no Estádio Internacional Khalifa.
Onde assistir aos jogos do Chelsea?
Todos os 63 jogos do Campeonato do Mundo de Clubes deste ano serão exibidos exclusivamente em direto na DAZN, com os espectadores a poderem sintonizar a ação descarregando a aplicação DAZN para as suas smart TVs, smartphones, tablets ou consolas. Os titulares de contas também podem assistir aos eventos na América iniciando sessão no seu portal pessoal da DAZN através de um navegador normal.
A DAZN decidiu transmitir gratuitamente todos os jogos do Campeonato do Mundo de Clubes de 2025. Os adeptos do Chelsea devem simplesmente registar-se numa conta DAZN sem subscrição para acederem a uma cobertura abrangente de todos os jogos dos Blues e ficarem atentos ao desempenho dos seus rivais no torneio.
Como a DAZN detém a totalidade dos direitos de transmissão, a plataforma de entretenimento sediada em Londres pode sublicenciar os jogos a canais de televisão de acesso livre. Portanto, pode haver mais maneiras de acompanhar o festival de futebol deste verão a partir da abertura do torneio entre Inter Miami e Al Ahly. Em Portugal, os jogos também serão transmitidos pela RTP.
Chelsea: o plantel esperado
Depois de uma temporada de intenso esforço, Enzo Maresca pode sentir-se tentado a descansar algumas das suas grandes estrelas para a competição de um mês. No entanto, a FIFA implementou várias medidas para incentivar os clubes a levarem os seus plantéis mais fortes para a América do Norte neste verão.
Numa medida um tanto quanto controversa, a entidade máxima do futebol concedeu uma dispensa especial para que os participantes realizem atividades de transferência quinze dias antes do Mundial de Clubes. Embora a janela de transferências abra a 12 de junho para todos os clubes filiados na UEFA, os 12 clubes que disputam as eliminatórias europeias podem comprar jogadores a partir do início do mesmo mês. Por isso, o Chelsea pode optar por fazer contratações adicionais antes de ir para os Estados Unidos.
A FIFA também permite que os clubes negociem jogadores durante os oitavos de final da competição, permitindo que aqueles que passaram da fase de grupos reforcem os seus plantéis antes da fase final. Além disso, qualquer jogador com contrato a expirar no final da temporada de 2024/25 - um prazo que cai em pleno Campeonato do Mundo de Clubes de 2025 - pode prolongar os seus acordos atuais até ao final da competição. Isto significa que o extremo Jadon Sancho e o guarda-redes finlandês Lucas Bergström não serão obrigados a sair quando os respetivos contratos terminarem a 30 de junho.
Apesar de um calendário recente muito exigente, Enzo Maresca deverá selecionar um plantel experiente. No entanto, não se surpreenda se o italiano integrar vários jovens, tentando manter a equipa titular fresca.
Potencial lista de convocados do Chelsea:
Guarda-redes: Robert Sánchez, Filip Jörgensen, Lucas Bergström
Defesas: Tosin Adarabioyo, Levi Colwill, Benoît Badiashile, Trevoh Chalobah, Marc Cucurella, Malo Gusto, Reece James, Josh Acheampong
Médios: Moisés Caicedo, Roméo Lavia, Enzo Fernández, Kiernan Dewsbury-Hall, Mathis Amougou, Samuel Rak-Sakyi
Avançados: Cole Palmer, Nicolas Jackson, Marc Guiu, Noni Madueke, Mykhailo Mudryk, Christopher Nkunku, Pedro Neto, Jadon Sancho, Tyrique George
Principais jogadores
O Chelsea pode ter um elenco repleto de estrelas, mas vários jogadores certamente carregarão responsabilidades adicionais na tentativa de conquistar o segundo título do Mundial de Clubes.
Cole Palmer
Depois de deixar o seu clube de infância, o Manchester City, Cole Palmer marcou 27 golos em 48 jogos, numa brilhante época de estreia em Stamford Bridge. O talentoso inglês já balançou as redes 14 vezes na Premier League nesta temporada, ajudando a impulsionar o Chelsea para a luta pela presença na Liga dos Campeões da próxima época.
O atacante de 22 anos foi incluído na lista de convocados dos Blues para a fase a eliminar da Liga Conferência e tem como meta a conquista de uma segunda medalha europeia.
Christopher Nkunku
Apesar de ter tido uma primeira temporada difícil na capital inglesa, Christopher Nkunku está agora a demonstrar as suas capacidades ofensivas com a camisola azul. Com oito participações diretas em golos durante a fase inicial da Liga Conferência, o francês espera dar continuidade às suas boas prestações recentes na segunda metade da época.
Nkunku é um dos poucos jogadores a marcar em cada uma das três principais competições de clubes da UEFA. Será que o ex-jogador do RB Leipzig conseguirá acrescentar um ou dois golos no Campeonato do Mundo de Clubes à sua lista cada vez maior?
Reece James
Formado na respeitada academia do clube e com a braçadeira de capitão há quase dois anos, Reece James é uma figura de destaque no balneário do Chelsea. O lateral participou em 10 dos 13 jogos da Liga dos Campeões disputados pelos Blues no caminho para o triunfo continental de 2021 e teve um desempenho sólido naquela noite histórica no Estádio do Dragão.
Apesar de ter lutado contra uma lesão persistente no tendão, o internacional inglês parece estar a aproximar-se da sua plena forma física à medida que a época entra na sua fase decisiva.
Quais as probabilidades de o Chelsea vencer o Mundial de Clubes?
Embora a maioria esperasse um período de transição sob o italiano Enzo Maresca, o Chelsea pareceu uma unidade coesa durante a maior parte da temporada 2024/25. Apesar de duas eliminações precoces nas taças, os Blues continuam firmes na luta por um lugar entre os quatro primeiros depois de uma campanha extremamente positiva na Premier League.
Além disso, os octacampeões da Taça de Inglaterra avançaram para os oitavos de final da Liga Conferência, vencendo os seis jogos da fase de grupos e marcando 26 golos no processo. A conquista do nono troféu europeu do Chelsea pode ser o precursor perfeito para um ataque bem-sucedido ao Mundial de Clubes.
As casas de apostas colocaram o Chelsea como quarto favorito para vencer a competição, assumindo chances menores do que o Inter de Milão, o Borussia Dortmund e o Palmeiras.
Para vencer: 17/2
Manchester City (Inglaterra)
Os actuais campeões são atualmente uma sombra da equipa que construiu um império repleto de troféus sob a direção de Pep Guardiola, mas ainda assim são considerados favoritos para vencer este verão.
Na última edição do torneio, os Citizens superaram os Urawa Red Diamonds e o Fluminense e conquistaram a primeira medalha, menos de sete meses depois de terem conquistado o tão esperado título da Liga dos Campeões. Depois de já terem perdido qualquer esperança de manter o título da Premier League e de terem sido eliminados da Europa por um Real Madrid impetuoso, os adeptos do City estão desesperados para encerrar uma temporada turbulenta em alta. Será que os favoritos das casas de apostas conseguirão sair-se bem uma última vez antes do início de uma grande reformulação?
Para vencer: 7/2 (favoritos)
Real Madrid (Espanha)
Os homens de Carlo Ancelotti parecem quase garantidos na fase final da competição.
Nove meses depois de conquistar o décimo quarto título da Liga dos Campeões, o Real Madrid foi confirmado como a melhor equipa de clubes do planeta após duas exibições sensacionais em Marrocos. O brasileiro Vinícius Júnior e o médio Federico Valverde foram os heróis merengues, marcando um golo na meia-final e dois contra o Al Hilal, na decisão.
Quem apostaria contra a conquista de mais um troféu?
Para vencer: 4/1
Bayern de Munique (Alemanha)
Um ano depois de o penálti de Didier Drogba ter destroçado o coração do Bayern de Munique em solo bávaro, os alemães garantiram o seu primeiro convite para um Campeonato do Mundo de Clubes após o triunfo na Liga dos Campeões de 2013.
A primeira participação foi bem-sucedida, já que o Bayern eliminou o Guangzhou Evergrande e o Raja Casablanca para sair vitorioso em Marrocos. Sete anos mais tarde, voltou a vencer o Al Ahly, do Egito, nas meias-finais, antes de superar o Tigres, da Liga MX, numa final muito disputada em Al Rayyan.
Com tudo isso, o Bayern de Munique ainda não sofreu nenhum golo num Mundial de Clubes, tendo balançado as redes em oito ocasiões sem resposta. Embora essa estatística possa mudar no verão, os comandados de Vincent Kompany certamente chegarão ao torneio com grandes aspirações.
Para vencer: 7/1
Como é que o Chelsea se apurou?
Como a FIFA convidou todos os clubes que conquistaram um título continental de topo nas últimas quatro temporadas, o Chelsea apurou-se para o torneio deste verão em virtude de ter vencido a Liga dos Campeões de 2020/21. Os Blues derrotaram o Manchester City, também da Premier League, num encontro tenso no Estádio do Dragão, com o golo de Kai Havertz na primeira parte a ser a única diferença entre as duas equipas.
Equipamento do Chelsea para o Mundial de Clubes
O Chelsea ainda não lançou um equipamento dedicado ao Campeonato do Mundo de Clubes para as provas deste ano nos EUA, mas não se surpreenda se mais tarde virmos algum desenvolvimento nesta frente. Dado o prestígio e o objetivo crescentes que rodeiam a edição deste ano do torneio intercontinental da FIFA (e, claro, a potencial oportunidade financeira oferecida), é provável que uma percentagem razoável de equipas lance um equipamento dedicado à ocasião.
História, destaques e estatísticas
Depois de ter derrotado o Bayern de Munique na Allianz Arena, nos penáltis, para conquistar o primeiro título da Liga dos Campeões, o Chelsea qualificou-se para o Mundial de Clubes de 012, organizado pelo Japão.
Na fase das meias-finais, os Blues venceram o Monterrey, vencedor da Liga dos Campeões da CONCACAF, com três golos dos espanhóis Juan Mata e Fernando Torres e um autogolo do lateral mexicano Dárvin Chávez.
Na final, os Blues foram derrotados por pouco, mas o golo de Paolo Guerrero, de cabeça, no segundo tempo, foi suficiente para dar ao Corinthians o segundo título do Mundial de Clubes.
Após a vitória magra sobre o Manchester City na final da Liga dos Campeões, o Chelsea viajou para os Emirados Árabes Unidos para competir na 18.ª edição do torneio. Três dias depois de ter marcado o único golo na tensa meia-final contra o Al Hilal, Romelu Lukaku abriu o ativo na final. Apesar de Raphael Veiga ter empatado a partida logo após o intervalo, o penálti convertido com frieza por Kai Havertz nos instantes finais do prolongamento daria aos londrinos a famosa vitória em Abu Dhabi.
Finalista das duas primeiras edições, o que o verão reserva para a equipa de Enzo Maresca? Com 32 equipas a disputar a glória desta vez, as coisas podem ser um pouco mais difíceis para o atual treinador do Chelsea do que foram para os seus antecessores...
_______________________________________________
Patrocinado:
Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos grátis, exclusivamente na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
_______________________________________________