Mais

Ciclismo: Andy Schleck vai participar na Prachatica L'Etape em Praga

Andy Schleck não faltará à partida da corrida de ciclismo em Prachatice.
Andy Schleck não faltará à partida da corrida de ciclismo em Prachatice.ČTK / Pancer Václav

Andy Schleck, o vencedor da Volta à França em 2010, vai estar no início da corrida de ciclismo em Prachatice, no sábado. A ele se juntarão cerca de mil outros ciclistas no percurso da L'Etape Czech Republic by Tour de France. Vão percorrer 110 quilómetros com mais de dois quilómetros de elevação. Os organizadores do evento disseram aos jornalistas na sexta-feira.

"Mal posso esperar por mais uma experiência de ciclismo em território checo. Há três anos, fui embaixador do L'Etape de Praga. Voei para casa entusiasmado com os fãs ao longo do percurso. Andei no pelotão de ciclistas amadores e havia espectadores em todas as estradas. Foi uma experiência incrível. Quando os organizadores me abordaram com a oportunidade de participar na Prague L'Etape Czech Republic, não hesitei", disse Schleck.

A corrida de sábado em Praga é a segunda etapa de uma minissérie que começou em junho em Praga e arredores. A etapa montanhosa teve início em Strahov, onde também se realizou a chegada, e os ciclistas puderam escolher entre três percursos de diferentes durações e dificuldades, que se estendiam para oeste a partir de Praga. A chamada etapa de montanha em Prachatice será mais exigente no seu perfil.

Com início às 13:00 na praça da cidade, a passagem pelo centro histórico da cidade consiste em cabeças de gato, uma superfície comparável à famosa corrida Paris-Roubaix. De acordo com os organizadores, a passagem por Český Krumlov será particularmente atractiva, onde o pelotão não deixará de visitar o centro histórico da cidade, Património Mundial da UNESCO.

"Será a principal experiência de todo o percurso e será algo extraordinário. Adoro a cidade como turista e não fazia ideia de que teria a oportunidade de pedalar por Krumlov", disse a embaixadora da etapa de montanha, a ciclista Tereza Vlk Huříková.

Os ciclistas terão três prémios de subida na etapa. Primeiro, há uma subida de cinco quilómetros para Klet', com uma elevação média de 5,8 por cento, onde é necessário subir uma inclinação de dez por cento entre o terceiro e o quarto quilómetros. Segue-se um prémio de subida de 4,7 quilómetros até Libín, com uma inclinação média de 4,3 por cento. Finalmente, os ciclistas terão uma subida de 1,4 quilómetros perto da aldeia de Oseky com uma inclinação média de 7,5 por cento.

L'Etape Czech Republic by Tour de France pretende contribuir para o futuro da famosa corrida da Volta à França na República Checa. Por isso, foi criado há algum tempo um grupo de trabalho para analisar as condições e as circunstâncias da organização e para negociar a organização. A opção mais provável parece ser a realização de três etapas na República Checa, com o pelotão a dirigir-se para o sul do país após a partida em Praga. O mais cedo possível seria em 2029.