Mais

Ciclismo: António Morgado perde para Laurenz Rex numa chegada em photo finish

Laurenz Rex (à direita) à frente de António Morgado por apenas alguns milímetros
Laurenz Rex (à direita) à frente de António Morgado por apenas alguns milímetrosAFP
Foram necessários vários minutos para decidir o vencedor do GP Samyn. Depois de um sprint muito renhido, foi Laurenz Rex que ganhou à frente do jovem português António Morgado.

Favorito da corrida, Arnaud de Lie cometeu um erro de principiante a 30 quilómetros do fim. Momentos depois de trocar de bicicleta, quando estava a subir para se juntar ao pelotão, o belga escorregou numa curva. O líder da Lotto-Dstny interpretou mal a trajetória, perdeu o controlo da sua roda e caiu: acabou no asfalto irregular do seu lado direito, zangado com a bicicleta e também consigo próprio. O Touro da Valónia, que esteve em destaque na Het Nieuwsblaad (10.º), tinha desistido da Kuurne-Bruxelles-Kuurne no domingo para se concentrar neste GP Samyn.

Nessa altura, cerca de vinte segundos separavam o pelotão de Pavel Bittner (dsm-firmenich), Jonas Rickaert (Alpecin - Deceuninck) e Thomas Gachignard (TotalEnergies). O campo de possibilidades abriu-se consideravelmente nesta última etapa do circuito. Uma queda no meio do pelotão, numa pequena estrada, deixou uma boa dúzia de ciclistas de fora, incluindo o sprinter Matteo Moschetti (Q36.5).

A última passagem pela côte de la Roquette viu Bittner furar e Gachignard ser apanhado por um grupo de cerca de trinta ciclistas. Anthony Turgis (TotalÉnergies) e Hugo Hofstetter (Israël-Premier Tech) carregaram nos pedais, tal como Laurence Pithie (Groupama-FDJ) que já tinha mostrado um nível muito interessante na Kuurne-Bruxelles-Kuurne, passando uma boa parte do dia na frente.

A côte des Nonettes reduziu o pelotão para metade. Turgis volta a desgastar a concorrência, sem conseguir separar-se. O campeão em título, Milan Menten (Lotto-Dstny), saltou para a frente, apenas para se recuperar na última secção de calçada, a 2,5 km do fim, na rue de belle vue.

Liderados por John Degenkolb (dsm-firmenich) sob a chama vermelha, os favoritos disputam o sprint. No meio da estrada, Laurenz Rex (Intermarché-Wanty) pensou que ia ganhar, levantou os braços antes de mudar de ideias porque António Morgado (UAE-Team Emirates) atirou a sua bicicleta para a sua direita. 6.º na Het Nieuwsblaad de sábado, o belga de 24 anos esteve forte durante toda a corrida e acabou por ser declarado vencedor. Esta é a sua primeira vitória profissional.