O australiano Caleb Ewan, de 30 anos, que iniciou a sua carreira no World Tour, em 2014, com a atual equipa Jayco-Alula, passou também pela equipa belga Lotto-Soudal antes de se juntar à INEOS no início de 2025, após dois anos turbulentos no pelotão profissional.
Numa declaração, Ewan afirmou que 2023 e 2024 foram os motivos da sua reforma imediata.
"A verdade é que, mesmo quando cruzei a linha de meta em primeiro lugar, essa sensação - a que perseguimos durante anos - desvaneceu-se mais depressa do que antes. As minhas experiências nas duas últimas épocas, em particular na segunda metade de 2024, tiveram um impacto significativo na minha relação com o desporto. Estou feliz por não ter deixado que esse período definisse o fim da minha carreira e estou orgulhoso do que consegui num período curto, mas bem-sucedido, com os INEOS Grenadiers", afirmou.
Numa carreira que Ewan descreveu como "excedendo todas as expectativas que tinha", o velocista australiano venceu cinco etapas na Volta a França entre 2019 e 2020, bem como cinco etapas no Giro D'Italia e uma na La Vuelta a España.
Longe das grandes voltas, Ewan foi prolífico na sua corrida caseira, o Tour Down Under, vencendo nove etapas.
O seu estilo único de sprint, que consistia em inclinar-se sobre o guiador para criar uma posição incrivelmente aerodinâmica, era impressionante e foi demonstrado há apenas um mês, quando obteve a última vitória da sua carreira, ao vencer a segunda etapa no Tour de Itzulia.
O diretor executivo da INEOS Grenadiers, John Allert, elogiou Ewan pelo seu estilo de corrida.
"Obrigado Caleb, em nome da INEOS Grenadiers e de todos no nosso belo desporto, por nos ter entusiasmado com o seu estilo de corrida único e explosivo. Deixas o desporto com o nosso respeito e os nossos melhores votos, e como um vencedor - em todos os sentidos da palavra", afirmou.