Mais

Ciclismo: Christophe Laporte está fora da época das clássicas

Christophe Laporte em outubro de 2024.
Christophe Laporte em outubro de 2024.GUILLAUME SOUVANT/AFP
O francês Christophe Laporte foi diagnosticado com citomegalovírus e está fora de toda a temporada de clássicas, disse o medalhado de bronze ao site da sua equipa Visma-Lease a bike, na terça-feira.

"Comecei a sentir-me mal pouco antes de partir para um estágio em altitude no final de janeiro", explicou o atleta de 32 anos. "Os testes revelaram que sofria de citomegalovírus", também conhecido como Herpesvírus tipo 5, que é maioritariamente benigno, de acordo com o dicionário médico Vidal.

"As coisas estão a melhorar, mas ainda me sinto cansado. O que é frustrante é que não se sabe quanto tempo vai demorar a melhorar. Mentalmente, é difícil. Dói-me ver as minhas corridas preferidas na televisão", acrescenta o vencedor da Ghent-Wevelgem e da A travers la Flandre em 2023.

Laporte, medalha de bronze na corrida de estrada dos Jogos Olímpicos de 2024 e vencedor do Paris-Tours em outubro passado, ainda não correu esta época, depois de um 2024 já atormentado por lesões na primavera.

"É o segundo ano consecutivo que falho este período e é muito frustrante. Mas aceitei a situação e tudo o que posso fazer neste momento é descansar e esperar que as coisas melhorem", sublinha o ciclista, que ainda sonha em ganhar uma Monumento, em particular a Paris-Roubaix.