Guilherme Santos foi o luso mais bem classificado no dia do arranque das provas de fundo na região de Ardèche, ao terminar na 22.ª posição, a 3.12 minutos do novo campeão, o alemão Karl Herzog, e com o mesmo tempo do compatriota Gonçalo Costa (24.º), com Gonçalo Rodrigues a abandonar.
Herzog cumpriu em 2:44.34 horas os 103,4 quilómetros do percurso, com partida e chegada em Guilherand-Granges, menos 13 segundos do que o italiano Roberto Capelo e 43 face ao irlandês David Gaffney.
Na prova feminina de sub-23, de 85,7 quilómetros, a espanhola Paula Blasi venceu em 2:30.28 horas, menos nove segundos do que a italiana Eleonora Ciabocco e a francesa Julie Bego, segunda e terceira, respetivamente.
A portuguesa Beatriz Roxo foi 71.ª classificada, a 19.49 minutos da vencedora, enquanto Daniela Simão não concluiu a prova.
A espanhola Paula Ostiz é já uma das figuras dos Europeus e, depois de duas medalhas nos Mundiais – ouro na prova de linha e prata no contrarrelógio –, já garantiu mais dois títulos europeus de juniores.
Depois do título de contrarrelógio, Ostiz foi a mais rápida no final dos 62,9 quilómetros da prova de fundo, ao vencer em 1:46.47 horas, o mesmo tempo da suíça Anja Grossman e três segundos menos do que a italiana Chantal Pegolo.
Entre as portuguesas, que chegaram todas a 13.57 minutos da vencedora, Bruna Gonçalves foi a melhor, na 83.ª posição, à frente de Maria Coimbra (84.ª) e Lara Ribeiro (86.º).