Lecerf, o vencedor da segunda etapa na Dlouha strána, alcançou a vitória na geral apesar de um dos seus maiores rivais , Cian Uijtdebroeks, o ter ultrapassado a cerca de três quilómetros do fim e ter construído uma vantagem aparentemente decisiva. No entanto, um grupo de nove membros da equipa Visma-Lease a Bike terminou nas últimas dezenas de metros, o que foi suficiente para Lecerf manter a liderança.
O belga da equipa Soudal Quick-Step terminou a etapa em terceiro lugar, mesmo à frente de Pridale, batendo o compatriota Uijtdebroeks por sete segundos na classificação final de domingo e em segundo lugar na geral. O italiano Alessandro Fancellu foi terceiro por oito segundos. Pridal foi o melhor dos ciclistas da casa, na 16.ª posição.
A mais importante corrida por etapas em território checo culminou em Pustevny pela primeira vez. Os ciclistas completaram a subida de seis quilómetros duas vezes no domingo e, como esperado, o vencedor da geral foi decidido na segunda subida.
Uijtdebroeks ficou sem forças
A menos de quatro quilómetros do final, o trio de ciclistas no topo da classificação separou-se do grupo da frente, que já tinha lutado pelo primeiro lugar na sexta-feira, durante outra dura subida de Dlouhé stráně. Uijtdebroeks, terceiro na geral, foi o mais ativo, afastando primeiro o segundo classificado Fancellu e depois Lecerf, de amarelo, com repetidas subidas de sela.
O oitavo classificado da Vuelta de 2023 foi construindo gradualmente uma vantagem de cerca de dez segundos, que teria sido suficiente para assumir a liderança da geral, mas ficou sem energia no final e o grupo apanhou-o. Depois da vitória na semana passada no Tour de l'Ain, Uijtdebroeks perdeu por pouco a segunda vitória consecutiva numa etapa.