Mais

Ciclismo: Juan Ayuso vence a Clássica de Drôme após uma fuga de 40 quilómetros

Juan Ayuso
Juan AyusoČTK / imago sportfotodienst / Fotoreporter Sirotti Stefano
O ciclista de Jávea, Juan Ayuso, que no sábado se enganou a 300 metros da meta na Clássica de Ardèche, venceu este domingo a Clássica de Drôme, após uma fuga solitária de 40 quilómetros em Etoile-sur-Rhône (sudeste de França).

O corredor dos Emirados Árabes Unidos separou-se do resto dos ciclistas na passagem de Grande Limite para vencer sozinho, graças à sua corrida, que fez lembrar a do seu chefe de equipa Tadej Pogacar.

Depois de ter escapado a uma queda colectiva no pelotão, o espanhol de 22 anos fez um ataque meteórico que ninguém conseguiu acompanhar.

O dinamarquês Mattias Skjelmose tentou apanhá-lo sozinho e o ciclista da Lidl-Trek chegou a aproximar-se perigosamente a certa altura, mas acabou por cair e desistir, ficando 23 segundos atrás do espanhol após um emocionante duelo ao longo da etapa.

O britânico Ben Tulett terminou em terceiro, a um minuto e 15 segundos de distância, vencendo o primeiro sprint de grupo na subida.

"Nunca tinha atacado de tão longe", disse Ayuso.

"O meu rádio não estava a funcionar, por isso não tinha muita informação até que o carro (do seu diretor desportivo) me alcançou. Depois virei-me e vi-o (Skjelmose) a aproximar-se. Tive de fazer um pouco de força para conseguir a vitória", acrescentou.

Nona vitória de Ayuso

Esta é a nona vitória de Ayuso, de 22 anos, um talento do ciclismo com um perfil polivalente, confortável em provas de montanha e contrarrelógio, que sonha em seguir as pisadas de Pogacar.

No sábado, era o favorito à vitória na Clássica de Ardèche, prova em que era o atual campeão, e fazia parte de um grupo de doze ciclistas na frente da corrida. No entanto, a 300 metros da meta, cometeu um erro numa bifurcação com outros ciclistas, deixando o francês Romain Grégoire vencer sem resistência.

A vitória de Ayuso é a 13,ª da equipa dos Emirados Árabes Unidos, dominante no pelotão há mais de um ano.

- Classificação da Clássica de Drôme:

1. Juan Ayuso (ESP/UAE), os 189 km em 4h31:48.

Mattias Skjelmose (DEN/Lidl-Trek) em 23.

3. Ben Tulett (GBR/Visma) 1h15.

4. Marc Hirschi (SUI/Tudor) todos os m.t.

5. Andrea Bagioli (ITA/Lidl-Trek)

6. Dorian Godon (FRA/Décathlon-AG2R)

7. Clément Champoussin (FRA/Astana)

8. Quinn Simmons (EUA/Lidl-Trek)

9. Warren Barguil (FRA/Picnic)

10. Lorenzo Fortunato (ITA/Astana)