Mais

Ciclismo: Papa Leão XIV abençoa o pelotão do Giro no Vaticano

Papa Leão XIV
Papa Leão XIVČTK / imago stock&people / ALESSIA GIULIANI

No próximo domingo, o Papa Leão XIV vai saudar e abençoar os ciclistas do Giro na sua passagem não competitiva pelo Vaticano. O objetivo é, entre outras coisas, um gesto simbólico em honra do falecido Papa Francisco.

O percurso da última etapa da 108.ª Volta a Itália começa com a apresentação da equipa junto ao Circo Máximo.

A partir daí, o percurso segue por uma rua lateral empedrada, passa pelo Fórum Romano, atravessa a Porta de São Pedro e entra no Vaticano, onde os ciclistas passam pela Basílica de São Pedro e sobem a Colina do Vaticano antes de saírem novamente do Vaticano, passando por Santa Marta.

A decisão de abrir o Vaticano para a etapa final foi tomada pelo Papa Francisco. No final de abril, a autoridade da cultura e educação do Vaticano explicou, aquando da apresentação da etapa, que esta foi uma das últimas decisões do pontífice antes de falecer na segunda-feira de Páscoa. Era um adepto declarado do ciclismo.

O Papa Leão XIV, que foi eleito a 8 de maio, também manifestou grande interesse pelo desporto. Recebeu recentemente no Vaticano o campeão italiano de futebol Nápoles e o tenista Jannik Sinner. Prevê-se que o procedimento papal tenha lugar no domingo, às 14:30.