Giro: Jhonatan Narvaez ultrapassa Tadej Pogacar e vence a primeira etapa

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Giro: Jhonatan Narvaez ultrapassa Tadej Pogacar e vence a primeira etapa

Jhonatan Narvaez foi o mais forte hoje
Jhonatan Narvaez foi o mais forte hojeAFP
Tadej Pogacar tinha feito o trabalho necessário para vencer a etapa e assumir a camisola rosa desde o início, mas o esloveno tropeçou num obstáculo chamado Jhonatah Narvaez. O equatoriano ganhou o sprint e vai vestir a camisola rosa no domingo.

Começou a a primeira Grande Volta da época, o Giro d'Italia. O claro favorito é Tadej Pogacar, mas espera-se uma grande batalha pelos lugares seguintes, assim como para vencer uma série de etapas, incluindo a deste sábado em Turim, que prometeu uma grande batalha no fim.

Entretanto, uma primeira fuga tomou forma e os franceses distinguiram-se. Louis Barré, Nicolas Debeaumarché e Lilian Calméjane fizeram parte de um grupo de seis que abriu a estrada, mas foi "mantido sob controlo" por um pelotão que tinha outras intenções.

Na lendária subida de Superga, Lilian Calméjane tentou alcançar Amanuel Ghebreigzabhier, que tinha atacado primeiro. A dupla partiu sozinha e o francês foi o último a chegar à principal dificuldade do dia, a Colle Maddalena, que cruzou na liderança, apesar do regresso dos companheiros de equipa de Pogacar, garantindo assim o uso da maglia azzurra de melhor trepador na partida de domingo. Missão cumprida.

O certo é que o esloveno não tinha montado a sua equipa para nada. Já se tinha verificado uma primeira fuga, com Romain Bardet e Thymen Arensman a serem as principais vítimas. Mas após a descida, vários ciclistas tentaram a sua sorte com vista à vitória e à camisola rosa, enquanto Calméjane continuava na frente.

No final, a decisão teve de ser tomada na segunda subida do Corso Moncalieri, liderada por Nicola Conci. Foi o momento escolhido por Tadej Pogacar para colocar uma abaixo, a fim de alcançar os pilotos da frente. Arrastou todos e assumiu a liderança no cume, ladeado apenas pelos surpreendentes Jhonatan Narvaez e Max Schachmann. No entanto, a diferença não parecia ser definitiva.

Mas este trio entrou na reta da meta na liderança. Pogacar foi forçado a lançar um sprint, mas foi ultrapassado por Jhonatan Narvaez, que foi impressionante no final da etapa, passando o esloveno e Schachmann para se tornar o primeiro vencedor de etapa do Giro 2024. Como cereja no topo do bolo, o equatoriano vai vestir a camisola rosa na partida de domingo.