A campeã italiana, de 33 anos, tirou a maglia rosa à suíça Marlen Reusser no cume do Monte Nerone, na véspera, e as duas rivais neutralizaram-se no domingo, terminando em quarto e terceiro, respetivamente, a oito segundos da vencedora da etapa, Liane Lippert (Movistar). A alemã tinha ganho a sexta etapa em Terre Roveresche há dois dias.
Na geral, Borghini terminou com 18 segundos de vantagem sobre Reusser, enquanto Gigante, a vencedora da etapa rainha de sábado e a melhor ciclista de montanha deste Giro, subiu ao terceiro degrau do pódio, com um minuto e 11 segundos de atraso.
"Não tenho palavras. Este Giro tem sido intenso, cheio de emoções, inesquecível", reagiu Longo, que já venceu a Volta aos Emirados Árabes Unidos, a Volta à Flandres e a Flèche Wallonne esta época.
"Sabia que teria de ir ao meu próprio limite e foi isso que fiz.... O ciclismo é feito de altos e baixos e, em momentos como este, todos os sacrifícios valem a pena", afirmou.
A eslovena Urska Zigart, namorada de Tadej Pogacar, o atual líder da Volta a França masculina, terminou em nono lugar, a quatro minutos e 56 segundos da grande vencedora.
Classificação geral final
1. Elisa Longo-Borghini (ITA/ALE) 24:37:03.
2. Marlen Reusser (SUI/MOV) a 18".
3. Sarah Gigante (AUS/AGS) a 1:11.
4. Pauliena Rooijakkers (NED/FED) 2:55.
5. Antonia Niedermaier (GER/CSR) 3:07.
6. Anna van der Breggen (NED/DLT) 3:32.
7. Isabella Holmgren (CAN/TFS) 3:54.
8. Barbara Malcotti (ITA/RLW) 4:44.
9. Urška Žigart (SLO/AGS) 4:56.
10. Katrine Aalerud (NOR/UXT) 5:19.