Mais

Tadej Pogacar vence etapa rainha e fica mais perto do triunfo no Giro

Intocável Tadej Pogacar deu passo de gigante rumo ao triunfo
Intocável Tadej Pogacar deu passo de gigante rumo ao triunfoAFP
Enquanto vários ciclistas participaram na etapa rainha da edição de 2024 do Giro d'Italia, Tadej Pogacar matou a concorrência nas duas últimas subidas para conquistar a vitória e uma diferença suficientemente grande para garantir um início confiante na última semana do Giro d'Italia.

Antes do último dia de descanso, chegou a altura daquela que foi, sem dúvida, a etapa rainha do Giro d'Italia 2024. A sequência de Passo del Mortirolo - Passo di Foscagno - subida final para Livigno prometia ser um grande espetáculo, desde que alguém fosse suficientemente corajoso para atacar Tadej Pogacar. O esloveno poderia perder o Giro, mas isso não o impediu de correr riscos.

E a mensagem foi entendida por todos, com uma primeira fuga a tomar a dianteira, seguida de um contra-ataque que, no entanto, não conseguiu apanhar os fugitivos, apesar da presença de ciclistas de qualidade como Maximilian Schachmann, Jan TratnikMichael Storer.

No cume do Passo del Mortirolo, a corrida tomou um novo rumo. Enquanto todos estavam exaustos com esta lendária subida do Giro, foi um trio totalmente italiano que assumiu a liderança no cume. Christian Scaroni (Astana Qazaqstan Team), Nicola Conci (Alpecin - Deceuninck) e Giulio Pellizzari (VF Group - Bardiani CSF - Faizanè) tinham uma vantagem de cerca de 30 segundos sobre um grupo de contra-ataque reduzido e mais de 4,30 sobre um pelotão diminuido, no qual Pogacar tinha, no entanto, perdido algumas unidades.

Mas a descida e o início do vale revelaram-se fatais para o trio da frente, que foi novamente apanhado para formar um novo grupo de 18 ciclistas. Jhonatan Narváez fazia parte deste grupo, assim como Juan Pedro Lopez, Naira Quintana, Michael Storer e Julian Alaphilippe. Os ataques multiplicaram-se no grupo da frente, mas no sopé do Passo di Foscagno ainda havia 10 ciclistas com uma vantagem de mais de três minutos sobre o pelotão.

Foi Georg Steinhauser (EF Education - EasyPost) que conseguiu finalmente descolar e afastar a concorrência. Nairo Quintana (Movistar) partiu em perseguição, apanhando e depois desprendendo-se do alemão. No pelotão, Tadej Pogacar aproveitou finalmente o trabalho dos seus companheiros de equipa ao longo do dia, acelerando de forma mortífera para deixar cair os seus rivais na classificação geral e aproximar-se dos líderes.

No cume, Quintana tinha menos de um minuto de vantagem sobre o foguetão Pogacar. Faltava apenas a curta subida para Livigno para decidir o destino da etapa, mas foi o suficiente para Tadej Pogacar, que foi atrás de Quintana a 2 quilómetros do fim para conquistar a vitória. Agora, tem uma vantagem de mais de 6 minutos sobre a concorrência e, salvo um incidente de corrida, será impossível privá-lo da vitória na geral no próximo domingo, já que está tão à frente da concorrência.