Jonas Vingegaard reforça liderança com nova vitória na Volta ao País Basco

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Jonas Vingegaard reforça liderança com nova vitória na Volta ao País Basco
Jonas Vingegaard conseguiu sexta vitória em 2023
Jonas Vingegaard conseguiu sexta vitória em 2023AFP
O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) venceu hoje a quarta etapa da Volta ao País Basco, a segunda consecutiva, e reforçou a liderança da geral após um ataque com o espanhol Mikel Landa (Bahrain-Victorious), segundo.

Vingegaard, que conseguiu a sexta vitória em 2023, cumpriu os 175,7 quilómetros, com partida e chegada em Santurtzi, em 4:22.26 horas, batendo num sprint a dois Landa, com o suíço Mauro Schmid (Soudal-Quick Step) em terceiro, a dois segundos.

O campeão da Volta a França de 2022 fez vingar um ataque na última subida do dia, a 20 quilómetros da meta, e só Landa conseguiu seguir-lhe a roda, com ambos a trabalharem para distanciar o grupo dos favoritos.

Apesar da pouca margem, dois segundos, Vingegaard bonificou e conseguiu reforçar a liderança da geral, que agora lidera com 12 segundos para o espanhol, também aqui segundo, e 31 para o francês David Gaudu (Groupama-FDJ), terceiro.

O dia luso pautou-se pelo trabalho em prol de líderes, com Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro, da Movistar, a chegarem juntos, respetivamente em 57.º e 578.º, perdendo 3.28 minutos para o vencedor.

Guerreiro é agora 35.º e Oliveira 42.º, numa tabela da geral em que Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) é 87.º.

Na sexta-feira, em dia de feriado, a quinta e penúltima etapa apresenta 165,9 quilómetros cronometrados com partida e chegada em Amorebieta.