No dia 12 de junho, Egan Bernal "tinha sido selecionado para competir nos Jogos Olímpicos de Paris", mas "acabou por não receber a autorização da sua equipa", refere a FCF em comunicado.
A Ineos, por sua vez, não confirmou ter negado a participação de Bernal nos Jogos, respondendo a uma pergunta da AFP durante a apresentação das equipas que vão competir na Volta a França, na passada quinta-feira, em Florença.
No seu lugar, Santiago Buitrago (Team Bahrain Victorious) representará a Colômbia na corrida de longa distância em Paris, marcada para 3 de agosto.
De acordo com a federação, Buitrago, de 24 anos, irá juntar-se à equipa nacional do seu país após a conclusão da Volta a França, a 21 de julho.
Santiago venceu a quarta etapa do Paris-Nice em março, mas teve de retirar-se na última etapa devido a uma forte queda. Em fevereiro, terminou em segundo lugar na classificação da Vuelta a la Comunidad Valenciana.
Daniel Felipe Martínez (Bora-Hansgrohe), o atual vice-campeão do Giro de Itália, atrás do esloveno Tadej Pogacar, continua a ser um dos candidatos ao contrarrelógio.
Longe dos Jogos, o Tour
Fora dos Jogos Olímpicos, Egan tem garantida a sua participação na Volta a França, que começa este sábado com a presença de todas as estrelas do ciclismo mundial.
Embora não vá como a carta forte da Ineos, o ciclista de 27 anos integra uma chamada de luxo ao lado dos espanhóis Jonathan Castroviejo e Carlos Rodriguez e dos britânicos Geraint Thomas e Thomas Pidcock.