Origens
A Draisian, antecessora da bicicleta, foi inventada em 1816 pelo alemão Karl Friedrich Drais, que tornou dirigível a roda dianteira da bicicleta de celofane. Em 1880, surgiu a corrente e a roda traseira tornou-se numa roda motriz. Gradualmente, foram organizadas corridas, com a primeira Volta à França em 1903.
O ciclismo de estrada foi incluído no programa dos primeiros Jogos Olímpicos modernos, em Atenas, em 1896. As mulheres tiveram de esperar até 1984 (Los Angeles). O contrarrelógio foi disputado pela primeira vez em 1996, em Atlanta. Foi também o primeiro ano em que os ciclistas profissionais foram autorizados a participar nos Jogos Olímpicos.
As provas
Homens e mulheres: duas provas cada, a corrida em linha e o contrarrelógio. Na corrida em linha, os ciclistas, divididos em equipas nacionais, partem à mesma hora para um percurso de 273 km para os homens e 158 km para as mulheres. O vencedor é o primeiro a cruzar a linha de chegada.
Para o contrarrelógio, os ciclistas partem um após o outro. O vencedor é aquele que fizer o menor tempo na distância (32,4 km para homens e mulheres).
Corrida em linha
Número de participantes: 90 homens e 90 mulheres
Datas: homens, 4 de agosto; mulheres: 5 de agosto.
Campeões em título: Richard Carapaz (Equador) e Anna Kiesenhofer (Áustria).
Percurso: 273 km para os homens (2 800 m de desnível) e 158 km para as mulheres (1 700 m de desnível). A partida das duas corridas terá lugar no Trocadero. Passarão pelo Quartier Latin antes de se dirigirem para o Vallée de Chevreuse, no sudoeste da capital, passando por Versailles. Os ciclistas regressarão depois a Paris para um circuito urbano que passará três vezes pelo pavé da subida de Montmartre, antes da meta na Pont de Jena, junto à Torre Eiffel.
Contrarrelógio
Número de participantes: 35 homens e 35 mulheres
Data: 27 de julho
Campeões em título: Primoz Roglic (Eslovénia) e Annemiek van Vleuten (Países Baixos).
Percurso: Pela primeira vez, homens e mulheres percorrerão o mesmo trajeto. Os participantes partirão da esplanada dos Inválidos e dirigir-se-ão primeiro para a Place de la Bastille e depois para o Bois de Vincennes. O regresso será feito pela Place de la Nation antes do final na ponte Alexandre III.
Estrelas a ter em conta
A Bélgica, na categoria masculina, e os Países Baixos, na categoria feminina, são os países a bater. Remco Evenepoel e Wout Van Aert lideram a equipa belga que procura o ouro na estrada e no contrarrelógio. O neerlandês Mathieu van der Poel não vai facilitar a tarefa e os eslovenos Tadej Pogacar e Primoz Roglic também estão na luta pelas medalhas.
Na categoria feminina, a belga Lotte Kopecky sonha em perturbar a forte equipa holandesa composta por Demi Vollering, Marianne Vos, Lorena Wiebes e Ellen van Dijk.
