Mais

Inédito: Aleix Espargaró deixa as motas e vai subir para uma bicicleta

Aleix Espargaró troca o motociclismo pelo ciclismo
Aleix Espargaró troca o motociclismo pelo ciclismoMirco Lazzari gp / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

Aleix Espargaró, piloto catalão de MotoGP, deixou a categoria rainha do motociclismo há algumas semanas e agora, de acordo com a Relay, vai assinar como ciclista profissional com a equipa americana Lidl-Trek.

É uma verdadeira bomba: Aleix Espargaró, que completará 36 anos em julho de 2025, será o primeiro piloto de MotoGP da história a tornar-se ciclista profissional. Um marco sem precedentes, mas que não é surpreendente, uma vez que o piloto de Granollers nunca escondeu o seu amor pelo ciclismo.

De facto, após duas décadas a competir no motociclismo, sabe-se que treina regularmente em Andorra, o seu país de residência, com vários ciclistas profissionais. Tal é o seu nível que, em 2021, já teve a oportunidade de assinar pela Movistar Team. "Eusebio Unzué veio a minha casa e eu estava muito perto", disse ao Relevo.

A sua futura equipa, a Lidl-Trek, foi a quarta equipa com mais pontos UCI em 2024, atrás apenas da UAE Team Emirates de Tadej Pogacar, da Visma-Lease a Bike de Jonas Vingegaard e da Soudal Quick-Step de Remco Evenepoel.

No entanto, a notícia tem um senão. Ainda não se sabe qual será o papel de Espargaró, uma vez que a equipa principal tem 30 lugares preenchidos. Se quiser competir, terá de o fazer com a Lidl-Trek Future Racing, a equipa de desenvolvimento da entidade.

Desta forma, Aleix Espargaró encerra definitivamente um período no motociclismo em que acumulou, nomeadamente no MotoGP, três vitórias, 11 pódios e sete pole positions.