O Ministério Público de Lille confirmou na segunda-feira que tinha aberto um inquérito por "violência com objeto", quando o homem de 28 anos que atirou a garrafa se entregou à polícia belga.
O neerlandês Van der Poel venceu a corrida pelo terceiro ano consecutivo.
"Estou muito feliz por ele ter cruzado a linha de chegada em primeiro lugar no domingo, apesar do meu gesto estúpido", disse o adepto, que admitiu ter "bebido muito", numa carta publicada pelo diário belga Het Laatse Nieuws na quarta-feira: "Mas, ao mesmo tempo, sei que tenho de pedir desculpa a todos os ciclistas e a todos os adeptos da corrida. Uma garrafa de água estava na relva. Apanhei-a e atirei-a quando ele passou, sem pensar. Passado meio segundo, apercebi-me da estupidez e do perigo que era. Fiquei muito envergonhado durante dias".
A equipa de Van der Poel, Alpecin-Deceuninck, denunciou o "incidente perigoso e inaceitável".
Van der Poel, que é sete vezes campeão do mundo de ciclocross, também já foi cuspido várias vezes durante a sua carreira.
"É inaceitável", disse o ciclista: "Era um bidão cheio. Pesava meio quilo e eu estava a pedalar a 40 km/h. É como ser atingido na cara por uma pedra."
A pessoa que cuspiu em Van der Poel durante a E3 Classic, no mês passado, foi identificada e será multada, informou a polícia local de Ronse na terça-feira.