Numa cerimónia no Capitólio dos Estados Unidos, o Presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, elogiou LeMond, de 64 anos, como "um modelo de espírito desportivo, excelência e integridade" ao conceder a medalha, que é conferida por um ato do Congresso.
"É a maior honra que podemos conceder nesta instituição", afirmou Johnson. "Honra os cidadãos cujas contribuições moldaram o nosso país, enriqueceram a nossa história e elevaram o espírito do povo americano", acrescentou.
LeMond conquistou o seu primeiro e inovador título do Tour de France em 1986.
Atingido por um tiro num acidente de caça em 1987, regressou e voltou a vencer o Tour em 1989 e 1990 – conquistando a sua segunda vitória em 89 por apenas oito segundos sobre o francês Laurent Fignon, numa corrida emocionante decidida num contrarrelógio na última etapa.
LeMond, que também venceu os títulos mundiais de estrada em 1983 e 1989, recordou que, quando era adolescente na América dos anos 70, nem sequer se tinha apercebido de que o ciclismo era um desporto competitivo até que um dia viu um pelotão de corrida passar pela sua casa.
"Depois de vencer a minha primeira corrida, fiquei apaixonadamente obcecado pelo ciclismo", recordou.
Aos 19 anos, mudou-se para a Europa para perseguir o seu sonho. LeMond falou calorosamente das amizades que forjou em França, com colegas de equipa, técnicos e fãs.
"Estou aqui sabendo que esta honra não é só minha", disse LeMond. "Pertence a todos os apoiantes, a todos os membros da família e a todos os americanos extraordinários cuja coragem e sacrifício tornaram a minha vida e carreira possíveis", acrescentou.
LeMond é o único americano vencedor do Tour de France depois de Lance Armstrong e Floyd Landis terem sido destituídos dos seus títulos em escândalos de doping.
Desde que se retirou, tem sido um forte defensor da luta contra o doping.
O Congresso votou a atribuição da medalha a LeMond em 2020, mas a pandemia de COVID atrasou a sua entrega.
Poucas figuras do desporto receberam esta honra. A lista inclui o atleta olímpico Jesse Owens, o pugilista Joe Louis, o grande jogador de golfe Jack Nicklaus e a lenda do ténis Billie Jean King, entre alguns outros.