Mais

Tour: Segunda vitória consecutiva de Lorena Wiebes na 4.ª etapa

Lorena Wiebes venceu a 4.ª etapa do Tour feminino
Lorena Wiebes venceu a 4.ª etapa do Tour femininoJULIEN DE ROSA / AFP

Após um forte sprint, Lorena Wiebes venceu Marianne Vos em Poitiers, tal como tinha feito no dia anterior em Angers. Vos continua de amarelo.

À partida, em Saumur, a principal questão era a de Demi Vollering, a favorita que caiu fortemente na final em Angers. Apesar de uma suspeita de concussão, os seus testes foram validados e ela pôde partir. Felizmente para a líder da FDJ-Suez, esta 4.ª etapa para Poitiers apenas incluía uma subida de 4.ª categoria a 29 quilómetros da meta, pelo que o risco era mínimo. Foi o suficiente para recuperar sem entrar no vermelho.

Depois da Camisola Amarela conquistada pela mauriciana Kim Le Court Pienaard no domingo, e da campeã chilena Catalina Soto Campos na frente, na segunda-feira, a globalização do ciclismo feminino foi mais uma vez confirmada com a fuga da brasileira Ana Vitória Magalhães, acompanhada pela alemã Franziska Koch.

Com uma vantagem de apenas um minuto após o sprint intermédio em Soudun, a 41 quilómetros da meta, estava tudo resolvido. Resta saber se Lorena Wiebes, vencedora da véspera e campeã da Europa, ou Lotte Kopecky, campeã do mundo, serão as preferidas pela sua equipa SD Worx para o sprint contra Marianne Vos, de volta à amarela após o seu 2.º lugar em Angers.

Sob a bandeira dos 10 quilómetros, as fugitivas tinham uma margem de apenas 20 segundos. Estava tudo acabado, mas Koch ganhou o prémio de espírito de luta pela segunda vez.

Kopecky rapidamente se encontrou na liderança, puxando o pelotão para trás a pouco mais de 2 quilómetros do fim. Mas como a SD Worx tem muitas reservas, foi nada mais nada menos do que Anna van der Breggen, vencedora de três Grand Tours, que fez o trabalho. Wiebes partiu ao longo das balaustradas do lado direito da estrada, na marca dos 150 metros, e fez valer a sua camisola verde. Vos tentou voltar a montar, mas sem sucesso. A neerlandesa continua na liderança da geral.