Mais

Ciclismo: Campeão olímpico Geraint Thomas confirma retirada no final da época

Geraint Thomas em ação durante a Volta a França de 2024
Geraint Thomas em ação durante a Volta a França de 2024Reuters / Stephane Mahe

O vencedor da Volta à França e duas vezes medalhado com o ouro olímpico Geraint Thomas vai retirar-se como ciclista de corrida no final da época, disse o britânico numa publicação nas redes sociais na segunda-feira.

Thomas venceu o Tour de France em 2018, depois de garantir o ouro para a Grã-Bretanha na perseguição por equipas nos Jogos Olímpicos de 2008 e 2012. Fez também parte do trio britânico de perseguição por equipas que ganhou três ouros nos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Pista entre 2007 e 2012.

"Achei que era altura de o tornar oficial. Sim, este será o meu último ano no pelotão. Não foi uma corrida má, pois não? Nem nos meus sonhos mais loucos imaginei ser profissional durante 19 anos", publicou Thomas no X.

Thomas fez sua estreia no Tour de France em 2007, conquistando três primeiros três lugares lá, incluindo o segundo lugar geral em 2019 e o terceiro lugar geral em 2022.

Ele perdeu por pouco o título do Giro d'Italia em 2023, terminando 14 segundos atrás do campeão Primoz Roglic. Thomas terminou em terceiro lugar no Tour de 2024.

"Uma carreira incrível, com um último capítulo para escrever", publicou a sua equipa Ineos Grenadiers nas redes sociais.

Thomas disse que ainda gostava de correr, mas queria parar antes que a idade o apanhasse.

"Não se pode fazer isto para sempre, estou a ficar com alguns cabelos brancos. Não quero fazer uma corrida a mais. Não quero ser o tipo no autocarro que é um pouco rabugento", afirmou no seu podcast, Geraint Thomas Cycling Club.