Mais

Ciclismo: Evenepoel procura a camisola amarela antes da prova de contrarrelógio da Volta a França

Remco Evenepoel reage após a 3.ª etapa
Remco Evenepoel reage após a 3.ª etapaSarah Meyssonnier / Reuters
O belga Remco Evenepoel tem a camisola amarela na mira, uma vez que os principais candidatos à Volta a França vão enfrentar o primeiro grande teste da corrida deste ano, com um contrarrelógio em torno de Caen na quinta jornada, esta quarta-feira.

O primeiro dos dois contrarrelógios terá 200 metros de subida ao longo de 33 quilómetros na zona rural da Normandia.

"É muito plano. Temos um percurso que vai ser extremamente rolante", disse o diretor da prova, Thierry Gouvenou.

"Entre os favoritos, pode haver algum tempo a perder nesta etapa", acrescentou.

Evenepoel (Soudal Quick-Step), bicampeão mundial de contrarrelógio, é o grande favorito para a etapa, especialmente depois de o italiano Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) e o suíço Stefan Bissegger (Decathlon AG2R La Mondiale) terem desistido no sábado.

"Mal posso esperar por amanhã. É evidente que as pernas estão lá e espero ter o mesmo amanhã", disse Evenepoel aos jornalistas após a quarta jornada.

O bicampeão olímpico conquistou a sua única vitória na Volta a França num contrarrelógio no ano passado, mas já está atrás do atual campeão Tadej Pogacar (UAE Team Emirates-XRG) por 58 segundos e do bicampeão da Volta Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) por 50 segundos na classificação geral.

"Penso que podemos recuperar os 58 segundos", disse Evenepoel.

"Amanhã assenta-me muito bem. Vou esforçar-me o mais que puder e espero que seja suficiente para talvez lutar pela camisola amarela", acrescentou.

O esloveno Pogacar, que garantiu a sua 100.ª vitória na carreira na terça-feira, também será observado de perto após o seu contrarrelógio no Critérium du Dauphiné do mês passado, durante o qual perdeu 48 segundos para Evenepoel e 28 para Vingegaard em 17,4 km

"Amanhã é o contrarrelógio perfeito para ele. Talvez ele possa recuperar alguns segundos, sem dúvida. Ele é o melhor contrarrelogista do mundo", disse Pogacar sobre Evenepoel.

"Amanhã vou acelerar a fundo do início à meta e ver onde isso me coloca", concluiu.