Mais

Ciclismo: Evenepoel vence contrarrelógio mas Pogacar derruba Vingegaard e veste a amarela no Tour

Remco Evenepoel não desiludiu
Remco Evenepoel não desiludiuJASPER JACOBS / BELGA MAG / Belga via AFP
Como esperado, Remco Evenepoel venceu a primeira etapa de contrarrelógio da Volta a França, mas apenas 16 segundos à frente de Tadej Pogacar. Enquanto o esloveno conquistou a camisola amarela, Jonas Vingegaard terminou a 1:21 minutos de Evenepoel e a 1:05 minutos do principal rival na geral. João Almeida foi oitavo, enquanto Nélson Oliveira terminou em 15.º.

Depois de uma etapa de abertura marcada por escaramuças em Boulogne-sur-Mer e Rouen, os favoritos encontraram-se em Caen para um contrarrelógio de 33 quilómetros com potencial para criar grandes diferenças. Foi o que aconteceu, e em proporções inesperadas.

O campeão olímpico e campeão do mundo Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) tinha o sinal nas costas, mas também estava sob grande pressão, pois já estava a 58 segundos de Tadej Pogacar (UAE-Team Emirates). O belga estava convencido de que podia roubar a Camisola Amarela a Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck).

Num percurso com vento instável, o campeão europeu Edoardo Affini (Visma-Lease a bike) fez o primeiro tempo de referência, seguido de Bruno Armirail (Décathlon-AG2R), tricampeão francês de contrarrelógio, que se sagrou novamente campeão há 10 dias na Vendeia.

Quando o belga de viseira dourada arrancou, por volta das 15:45, a coisa começou a ficar séria. No primeiro intervalo, houve uma pequena surpresa: Evenepoel estava a dois segundos do tempo de referência estabelecido por Luke Plapp (Jayco-AlUla). No segundo intervalo, tinha menos 8 segundos do que o australiano, que tinha enfraquecido na final.

Os presságios não eram favoráveis para Jonas Vingegaard (Visma-Lease a bike), pois Pogacar arrancou muito forte, a um segundo de Evenepoel no primeiro intervalo. O dinamarquês já estava a 19 segundos do camisola às bolinhas, que estava bem encaminhado para assumir a amarela alguns minutos mais tarde.

No terceiro intervalo, empurrado pelo vento, Evenepoel passa a borracha. Affini fez o melhor tempo? O belga foi 11 segundos mais rápido!

Para Vingegaard, a etapa de Calvados tornou-se um pesadelo: 50 segundos atrás de Plapp, 42 atrás de Evenepoel e 30 atrás de Pogacar na segunda etapa. Em contrapartida, Kevin Vauquelin (Arkéa-B&B Hôtels) estava a ter um bom dia: o francês foi mais rápido que o bicampeão do Tour e que Primoz Roglic (RedBull-Bora hansgrohe)! No final, chegou mesmo a ultrapassar Enric Mas (Movistar), que tinha partido dois minutos antes dele.

Na linha de chegada, Evenepoel superou o tempo de Affini: 33 segundos melhor! Seguiram-se os ciclistas mais bem colocados na classificação geral: Vauquelin ficou em 5.º lugar a 49 segundos, Vingegaard saiu do Top 10 (13º) a 1:21 minutos, Pogacar terminou em 2.º lugar a 16 segundos.

Sem surpresa, van der Poel terminou mais atrás, a 1:44 minutos do vencedor do dia. Pogacar pode ter deixado a etapa para Evenepoel, mas é agora o detentor da Camisola Amarela, da Camisola às Bolinhas e da Camisola Verde!

Na geral, Pogacar lidera com 42 segundos de vantagem sobre Evenepoel e Vauquelin com 59. Vingegaard cai para o quarto  lugar, a 1:13 minutos do esloveno.