Mais

Ciclismo: Girmay quer "mais ciclistas negros" na Volta a França

Girmay venceu a etapa 12 na quinta-feira
Girmay venceu a etapa 12 na quinta-feiraAFP
Biniam Girmay disse que espera encorajar mais diversidade no ciclismo de elite, depois de o eritreu ter ganho a terceira etapa da Volta a França deste ano, na quinta-feira, para aumentar a sua liderança na corrida por pontos.

Girmay tornou-se o primeiro negro africano a vencer uma etapa da Volta à França no terceiro dia da edição deste ano, em Turim, e voltou a ser o mais rápido a cortar a meta na oitava etapa.

O ciclista de 24 anos foi o mais rápido num sprint de grupo na 12.ª etapa, subindo ao pódio à frente de Wout van Aert e Pascal Ackermann.

Questionado sobre se se sentia confortável como modelo a seguir, Girmay disse: "O ciclismo ainda não é um desporto global, por isso, para o ciclismo africano, isto (as suas vitórias em etapas) é uma coisa boa. Agora, talvez as equipas europeias possam aceitar mais africanos. Por enquanto, sou o único e gostava que houvesse mais ciclistas negros no pelotão. Estou na melhor forma da minha vida. Levanto-me todas as manhãs, olho-me ao espelho e digo a mim próprio para viver o dia. Ganhar três etapas numa grande volta é maravilhoso. Depois da última vitória, recebi quase 600 mensagens de casa."

Girmay tem agora 328 pontos contra 217 de Jasper Philipsen, faltando ainda poucas etapas de sprint, com exceção da etapa de sexta-feira.