Mais

Ciclismo: Regresso ao "Alpe d'Huez bretão" na sétima etapa da Volta à França

A Volta a França regressa à ação esta sexta-feira
A Volta a França regressa à ação esta sexta-feiraANNE-CHRISTINE POUJOULAT / AFP
A sétima etapa da Volta à França, esta sexta-feira, com início em Saint-Malo, vai terminar na Muralha da Bretanha, conhecida como o Alpe d'Huez bretão, que se impôs no último quarto de século como uma das clássicas da Grande Volta.

Com 197 quilómetros de percurso e 2.450 m de desnível positivo, a etapa termina com um circuito que levará os ciclistas a subir duas vezes a famosa subida, a primeira a 15 quilómetros do final e a segunda na chegada.

Será a quinta vez que o Tour terminará na Muralha da Bretanha, após as vitórias de Cadel Evans em 2011, Alexis Vuillermoz em 2015, Dan Martin em 2018 e Mathieu van der Poel em 2021.

Há quatro anos, o neerlandês tinha desencadeado uma torrente de emoções quando assinou a sua primeira vitória no Tour, ao conquistar a camisola amarela que o seu avô, a lenda Raymond Poulidor, falecido meses antes, nunca tinha podido vestir.

Tadej Pogacar procura também uma segunda vitória parcial nesta Volta, no final de uma subida de dois quilómetros com uma inclinação média de 6,9%.

Ao longo do percurso, o pelotão passará por Yffiniac, a terra natal de Bernard Hinault. Será uma oportunidade para prestar homenagem ao último vencedor francês da Volta, há 40 anos, em 1985.

A partida em Saint-Malo está prevista para as 11:25 portuguesas e o final na Muralha da Bretanha para as 15:51 CET.