Tal como aconteceu com a prova olímpica dos Jogos de Paris-2024, o pelotão da Grande Boucle subirá, no dia 27 de julho, a mítica colina situada no norte da capital, indicaram as mesmas fontes.
Os organizadores da Volta a França decidiram que a última etapa irá subir a colina de Montmartre antes da tradicional chegada aos Campos Elísios, que costuma ser decidida num sprint massivo após várias voltas ao longo da avenida.
No ano passado, devido aos Jogos Olímpicos, a Volta de 2024 terminou com um contrarrelógio em Nice, vencido pelo camisola amarela esloveno Tadej Pogacar.
Os detalhes do percurso desta última etapa serão revelados numa conferência de imprensa no final de maio, na câmara municipal de Paris, com a presença da presidente da câmara Anne Hidalgo, do diretor da Volta a França Christian Prudhomme e do chefe da polícia Laurent Nunez.
A inclusão de um circuito que passa por Montmartre poderá tornar a última etapa mais interessante do que o tradicional passeio até aos Campos Elísios, que só ganha emoção no final do dia, quando os sprinters entram em ação.
Embora a classificação geral final da Grande Boucle seja geralmente decidida na véspera da chegada a Paris, a passagem por Montmartre poderá manter a incerteza até ao fim da última etapa. As imagens da prova olímpica de verão, na rua Lepic, deixaram marca, com milhares de espetadores entusiasmados nas ruelas de Montmartre.