É difícil imaginar a angústia, a tristeza e a dor que devem ter dominado a Bahrain-Victorious quando Gino Mäder, com apenas 26 anos, sucumbiu aos ferimentos após um terrível acidente durante a Volta à Suíça. Um colega ciclista, um amigo, um jovem empenhado que queria usar a sua fama para lutar pela proteção do ambiente.
Com as lágrimas mal secas, era altura de voltar à bicicleta para enfrentar uma Volta a França onde a sombra de Mäder seria inevitável. O seu nome está gravado nas camisolas dos seus companheiros de equipa e é quase como se, ao longo deste percurso, ele tivesse dado uma alma extra à Volta. Para honrar a sua memória, a Bahrain-Victorious realizou talvez a melhor Volta da sua história.
Pello Bilbao, que assumiu o compromisso cívico de Mäder, venceu em Issoire. Depois, Wout Poels ergueu os braços em Saint-Gervais Mont-Blanc. Por fim, Matej Mohoric deitou fora a sua bicicleta para conquistar mais uma vitória de prestígio. Ao ouvi-lo soluçar nos braços de Jack Haig, adivinha-se a razão da emoção indescritível que o domina.
Apesar da floresta de câmaras e microfones, esta emoção sincera vai diretamente ao coração. Talvez ele tenha visto neste photo finish, mais do que uma simples discrepância, uma força de espírito. E nós queremos acreditar nisso com ele.