Corrida animada
Desde os primeiros quilómetros, a corrida teve um início animado com tentativas de fuga e contra-ataques, mas apenas Julian Alaphilippe (Soudal Quick Step) e Alexey Lutsenko (Astana) resistiram. Eles aumentaram a distância e assumiram a liderança no alto da primeira subida do dia: o Col de Forclaz (ao km 82,8, 1.ª categoria). Oito quilómetros depois, juntaram-se a um grupo de cerca de trinta ciclistas, com Rui Costa (Intermarché - Circus - Wanty) a marcar presença.
Eram muitos para enfrentar o Col de la Croix Fry (1.ª categoria). E no final, após 12 quilómetros de subida, foi Giulio Ciccone (Lidl-Trek) a assumir a liderança, chegando ao topo na classificação da montanha. O seu rival direto, Neilson Powless (EF Education - Easy Post) distanciou-se um pouco mais cedo e foi apanhado pelo italiano - têm 58 pontos cada.
A 48 quilómetros do final, foi a vez de Marc Soler (UAE Team Emirates) tentar a sua sorte e assumir a liderança no início da subida do Col des Aravis (3.ª categoria). 2.000 metros mais tarde, foi Wout van Aert (Jumbo-Visma) que atacou e alcançou o espanhol, que tinha conquistado os dois pontos no alto. Na descida, Wout Poels (Bahrain Victorious) e Krists Neilands (Israel - Premier Tech) juntaram-se a eles, mas último acabou por cair com gravidade numa das curvas acentuadas.
Wout Poels vence
Mesmo assim, o trio separou-se e, a 26 quilómetros do fim, tinha 1 minuto e 8 segundos de vantagem sobre os perseguidores. A 10 quilómetros do fim, quando o grupo da frente se aproximava da Côte des Amerands (2.ª categoria), Poels atacou e distanciou Soler, que tinha assumido a liderança sobre Van Aert. Mas Van Aert regressou e esforçou-se na subida para Saint-Gervais Mont-Blanc. Atrás dele, a cinco km da meta, o pelotão estava a sete minutos de distância.
Muitos ficaram pelo caminho e, na subida, Adam Yates (UAE Team Emirates) fez um grande esforço. O seu líder, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), seguiu-o, tal como a camisola amarela, a pouco mais de quatro quilómetros da meta. Yates aproveitou para subir ao 4.º posto da geral e aproximar-se do pódio. Mais acima, Pogacar e Vingegaard chegaram lado a lado e nenhuma diferença foi feita. Entretanto, Poels conseguiu a sua primeira vitória na Volta a França.