Mais

Wout Poels conquista a sua primeira vitória no Tour, Vingegaard mantém vantagem para Pogacar

Poels levanta os braços
Poels levanta os braçosAFP
Depois de um excelente esforço na última subida, Wout Poels ultrapassou Wout van Aert e Marc Soler para vencer em Saint-Gervais. Atrás deles, Jonas Vingegaard e Tadej Pogacar estiveram sempre atentos até ao fim, mas o esloveno não conseguiu fazer a diferença.

Corrida animada

Desde os primeiros quilómetros, a corrida teve um início animado com tentativas de fuga e contra-ataques, mas apenas Julian Alaphilippe (Soudal Quick Step) e Alexey Lutsenko (Astana) resistiram. Eles aumentaram a distância e assumiram a liderança no alto da primeira subida do dia: o Col de Forclaz (ao km 82,8, 1.ª categoria). Oito quilómetros depois, juntaram-se a um grupo de cerca de trinta ciclistas, com Rui Costa (Intermarché - Circus - Wanty) a marcar presença.

Eram muitos para enfrentar o Col de la Croix Fry (1.ª categoria). E no final, após 12 quilómetros de subida, foi Giulio Ciccone (Lidl-Trek) a assumir a liderança, chegando ao topo na classificação da montanha. O seu rival direto, Neilson Powless (EF Education - Easy Post) distanciou-se um pouco mais cedo e foi apanhado pelo italiano - têm 58 pontos cada.

A 48 quilómetros do final, foi a vez de Marc Soler (UAE Team Emirates) tentar a sua sorte e assumir a liderança no início da subida do Col des Aravis (3.ª categoria). 2.000 metros mais tarde, foi Wout van Aert (Jumbo-Visma) que atacou e alcançou o espanhol, que tinha conquistado os dois pontos no alto. Na descida, Wout Poels (Bahrain Victorious) e Krists Neilands (Israel - Premier Tech) juntaram-se a eles, mas último acabou por cair com gravidade numa das curvas acentuadas.

Wout Poels vence

Mesmo assim, o trio separou-se e, a 26 quilómetros do fim, tinha 1 minuto e 8 segundos de vantagem sobre os perseguidores. A 10 quilómetros do fim, quando o grupo da frente se aproximava da Côte des Amerands (2.ª categoria), Poels atacou e distanciou Soler, que tinha assumido a liderança sobre Van Aert. Mas Van Aert regressou e esforçou-se na subida para Saint-Gervais Mont-Blanc. Atrás dele, a cinco km da meta, o pelotão estava a sete minutos de distância.

Muitos ficaram pelo caminho e, na subida, Adam Yates (UAE Team Emirates) fez um grande esforço. O seu líder, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), seguiu-o, tal como a camisola amarela, a pouco mais de quatro quilómetros da meta. Yates aproveitou para subir ao 4.º posto da geral e aproximar-se do pódio. Mais acima, Pogacar e Vingegaard chegaram lado a lado e nenhuma diferença foi feita. Entretanto, Poels conseguiu a sua primeira vitória na Volta a França.