João Almeida (Emirates) venceu a sétima etapa da Volta à Suíça, conseguindo alguns segundos de bonificação, reduzindo assim a sua diferença na geral para o líder.
Antes do contrarrelógio final, que determinará a classificação geral desta Volta à Suíça no domingo, a última etapa entre Neuhausen am Rheinfall e Emmetten terminou com uma etapa de 3.ª categoria, onde os líderes se explicaram.
Foi o mais baixo do grupo, Felix Gall (7º), que jogou a sua carta pessoal, obrigando João Almeida a persegui-lo. O português da UAE-XRG esforçou-se por apanhar o austríaco, correndo o risco de ser contrariado por Kevin Vauquelin, o Camisola Amarela.
Julian Alaphilippe foi o primeiro a saltar. O segundo classificado lutou muito e, quando pensava que estava a aproximar-se, Oscar Onley contra-atacou. Mas o bicampeão do mundo conseguiu reduzir a diferença a 700 metros do fim, enquanto o pelotão foi controlado por Gall. Vauquelin esteve à beira de ultrapassar, mas foi um truque do francês que lançou o seu sprint a 350 metros do fim. João Almeida e Onley recuperam e Vauquelin parou a 25 metros do fim.
João Almeida venceu pela segunda vez esta semana e recebeu o bónus de 10 segundos, mais 6 segundos do que o ciclista da Arkea-B&B. Alaphilippe perdeu o 2.º lugar, mas ainda tem hipóteses de terminar no pódio
Vauquelin terá uma vantagem de 33 segundos sobre João Almeida no início do contrarrelógio de domingo.
"A minha equipa fez um ótimo trabalho numa etapa difícil. Todos os segundos são importantes (ganhou seis ao líder) mas nada está ainda decidido. Amanhã vai ser muito duro”, disse à Eurosport João Almeida no final da tirada.
João Almeida, segundo classificado em 2024, atrás do britânico Adam Iates, procura ser o segundo português a vencer a Volta à Suíça, depois dos títulos alcançados por Rui Costa em 2012, 2013 e 2014.
No pelotão dos portugueses, Nelson Oliveira (Movistar) terminou a etapa na 50.ª posição, a 12.57 minutos do seu compatriota João Almeida, António Morgado (UAE Emirates) na 51.ª, com a mesma diferença, e Rui Costa (EF Education-EasyPost) na 87.ª, a 19.38.
Na classificação geral, António Morgado subiu sete posições e é agora 66.º, a 1:08.24 horas do líder Kevin Vauquelin, Nelson Oliveira ascendeu 13 e é 79.º, a 1:18.59, um lugar à frente de Rui Costa, que caiu dois e é 80.º, a 1:20.12.
A prova termina este domingo, entre Beckenried e Stockhütte, com uma crono-escalada de 10 quilómetros.