Mais

João Almeida vence contrarrelógio final da Volta à Suíça e termina em segundo

João Almeida acabou atrás de Adam Yates
João Almeida acabou atrás de Adam YatesProfimedia
O português João Almeida (UAE Emirates) venceu este domingo o contrarrelógio da oitava e última etapa da Volta à Suíça em bicicleta, que terminou na segunda posição, atrás do companheiro de equipa Adam Yates.

Depois do triunfo na sexta etapa, na sexta-feira, e da chegada a par com Yates, mas em segundo, no sábado, na sétima, João Almeida terminou a corrida helvética a 22 segundos do companheiro de equipa.

No final, o português disse estar feliz com a vitória na etapa, rejeitando a ideia de emoções mistas, por não ter sido suficiente para roubar a liderança a Adam Yates.

"Estou muito feliz pela vitória hoje na etapa de contrarrelógio, acho que é a minha primeira vitória (em contrarrelógios), além dos Nacionais, por isso é muito bom. Era quase impossível ganhar à camisola ao Adam, ele é muito forte (...). Mas estou superfeliz e feliz por terminar atrás dele", começou por dizer.

Questionado em relação ao trabalho que fez em prol do companheiro de equipa, João Almeida desvalorizou e disse ser impossível adivinhar se poderia ter sido diferente sem esse desgaste, enaltecendo, antes, "o trabalho de equipa".

Yates sucede no historial da prova ao dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl-Trek), terceiro este domingo no contrarrelógio, a 21 segundos do português, e na classificação final, a 3.02 minutos do vencedor.

Nelson Oliveira (Movistar) concluiu o contrarrelógio na 34.ª posição, a 2.58 de Almeida, terminando a Volta à Suíça no 51.º posto, a 41.37 minutos de Yantes, atrás de Rui Costa, três vezes vencedor da corrida, entre 2012 e 2014, que foi 38.º a 30.54 do britânico, depois de ter sido 61.º no crono, a 3.57.

João Almeida igualou o registo alcançado em 1984 por Acácio da Silva, que foi terceiro em 1988, mantendo-se Rui Costa como o único luso a vencer a corrida, em três edições seguidas, entre 2012 e 2014.