Frio para o pelotão e duplo golpe para Juan Pedro Lopez na Volta aos Alpes

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Frio para o pelotão e duplo golpe para Juan Pedro Lopez na Volta aos Alpes
Primeiro sucesso profissional de Juan Pedro Lopez
Primeiro sucesso profissional de Juan Pedro LopezCompte X Tour des Alpes
O espanhol Juan Pedro Lopez (Lidl-Trek) conseguiu um duplo golpe, ao vencer a etapa 3 da Volta aos Alpes, em condições quase invernais, e ao assumir o comando da classificação geral em Schwaz (Áustria), esta quarta-feira.

Juan Pedro Lopez, que aos 26 anos conseguiu a sua primeira vitória desde que entrou para o pelotão profissional, bateu o seu companheiro de fuga, o italiano Giulio Pellizzari, por 21 segundos.

O norueguês Tobias Foss, líder da corrida desde a sua vitória na primeira etapa, resolveu o sprint dos favoritos para conquistar o 3.º lugar.

Antes da etapa rainha de quinta-feira, de regresso a Itália entre Laives e Borgo Valsugana, com duas passagens de primeira categoria no menu, Lopez tem uma vantagem de 31 segundos sobre Foss que, aproveitando o revés sofrido pelo galês Geraint Thomas, foi promovido a líder da equipa Ineos nesta prova que serve de ensaio geral para o Giro d'Italia (4-26 de maio).

"É um grande dia para mim, com esta primeira vitória profissional, mas estavam 4 graus e chovia quando partimos, pelo que foi também um dos dias mais difíceis da minha carreira em cima de uma bicicleta", admitiu Lopez.

Romain Bardet, vencedor do Tour des Alpes de 2022, tentou atacar na principal subida do dia. Não foi suficiente: o líder da equipa DSM está em 5.º lugar da geral, a 48 segundos de López.

O italiano Filippo Ganna, especialista em contrarrelógio, foi o primeiro atacante do dia: a sua ousada aposta de partir ao frio desde os primeiros quilómetros terminou a 28 km do fim, mas não sem antes ter acumulado uma vantagem de até quatro minutos sobre o pelotão.

Classificação da etapa 3:

1. Juan Pedro Lopez (ESP/Lidl-Trek) 124,8 km em 3 h 16 min 11 seg

2. Giulio Pellizzari (ITA/Green Project-Bardiani) a 0:22.

3. Tobias Foss (NOR/Ineos) 0:38.

4. Romain Bardet (FRA/DSM) m.t.

5. Aurélien Paret-Peintre (FRA/Decathlon AG2R) m.t.

Classificação geral (após a 3.ª das cinco etapas):

1. Juan Pedro Lopez (ESP/Lidl-Trek) 11 h 22 min 34 seg

2. Tobias Foss (NOR/Ineos) a 0:31.

3. Ben O' Connor (AUS/Decathlon AG2R) 0:45.

4. Antonio Tiberi (ITA/Bahrain) 0:48.

5. Romain Bardet (FRA/DSM) m.t.