Cumprida a única pausa, os ciclistas enfrentam 175,2 quilómetros entre Águeda, de onde saem às 12:45, e a cidade mais alta de Portugal, onde a meta coincide com uma contagem de montanha de terceira categoria.
Campeão em título, Nych vai regressar a um local onde já foi feliz, tendo aí vestido a amarela pela primeira vez na edição de 2023, na qual foi quarto na geral final.
O russo parte para a sexta etapa com oito segundos de vantagem sobre o sul-africano Byron Munton (Feirense-Beeceler) e 12 face ao colombiano Jesús David Peña (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense), que fecha o pódio.
Os ciclistas encontram a primeira dificuldade da jornada logo ao quilómetro 19,4, no Moinho do Pisco, uma contagem de segunda categoria que antecede a meta volante de Mortágua (34,9).
Seguem-se os sprint intermédios de Oliveira do Hospital (77,9) e Gouveia (114,7), antes de a estrada voltar a inclinar rumo à contagem de segunda categoria de Prados (138,2).
Antes da chegada ao Largo General Humberto Delgado, prevista para as 17:24, os ciclistas enfrentam mais duas contagens de montanha, ambas da terceira categoria, em Videmonte (145,4) e já na Guarda (165,9).