Rajadas de vento superiores a 100 km/h levaram os organizadores a alterar o percurso da etapa e, nomeadamente, a anular a subida do Coll de Pradell (1.715 m).
Consequentemente, a distância total foi reduzida em relação aos 159 km inicialmente previstos e apenas foi efetuada a primeira etapa de 60 km, mais de metade da qual foi neutralizada.
A chegada foi transferida para Berga, em vez de Queralt, nas alturas da cidade, com um sprint final sem bónus após um posto de controlo 5 km antes da meta, onde os tempos foram congelados.
Assim que a corrida começou, um quarteto composto por Carlo Verona, Rémy Rochas, Frank van der Broek e Diego Uriarte marcou o ritmo com o pelotão relegado para cerca de dez segundos.
De notar que o jovem britânico Matthew Brennan (Visma Lease a bike), vencedor da etapa 5 na sexta-feira, depois de já ter vencido a primeira etapa na segunda-feira, não partiu para esta 6.ª etapa, de acordo com a sua equipa.
Os ciclistas da fuga foram apanhados antes dos 5 km para a chegada, que viu uma grande parte do pelotão recuperar, com os outros ciclistas a lutarem por uma vitória simbólica.
Quinn Simmons, de 23 anos, venceu à frente do checo Pavel Bittner (Picnic PostNL), com o espanhol Juan Ayuso (UAE) a conservar a camisola verde e branca de líder da geral, à frente do esloveno Primoz Roglic (BORA).
A corrida será decidida na última etapa de 88 quilómetros, no domingo, com várias subidas até ao Castell de Montjuïc, com vista para Barcelona.