Tadej Pogacar lança ousada candidatura ao Giro e Tour na próxima Volta à Catalunha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tadej Pogacar lança ousada candidatura ao Giro e Tour na próxima Volta à Catalunha

Quem vai liderar o pelotão na Catalunha?
Quem vai liderar o pelotão na Catalunha?AFP
Com o objetivo de conquistar a dobradinha do Giro-Tour em 2024, Tadej Pogacar (25 anos) começa a sua preparação na segunda-feira na Volta à Catalunha de sete dias, com um percurso de testes e um talentoso grupo de concorrentes.

Desde a emblemática temporada de 1998 do falecido Marco Pantani, nenhum outro ciclista venceu a dobradinha, mas Pogacar tem em vista a sua estreia no Giro (4 a 26 de maio) e a tentativa de conquistar o terceiro título da Volta a França (29 de junho a 21 de julho).

A corrida catalã opõe os vencedores da Grande Boucle de 2020 e 2021 a outros vencedores do Grand Tour, como Sepp Kuss, Nairo Quintana, Egan Bernal, Simon Yates e Geraint Thomas.

Estrelas em ascensão, como o trepador francês Lenny Martinez e o mais recente prodígio da Visma, Cian Uijtdebroeks, juntamente com o polivalente Carlos Rodriguez, da Ineos, também darão mais profundidade ao pelotão. Haverá também muitas oportunidades de subida, onde Pogacar poderá demonstrar a sua marca registada, a capacidade de acelerar para longe dos rivais numa encosta íngreme, com 23 subidas e três cimeiras.

"Vai ser divertido", disse Pogacar: "É uma corrida exigente, claramente concebida para trepadores e atacantes. Também há muita oposição."

A corrida termina em Barcelona, mas é provável que seja ganha nas etapas de montanha, com os primeiros desníveis a surgirem na segunda etapa. O dia seguinte tem uma subida de 18 km até à meta e a sexta etapa deverá decidir a questão com uma subida de 6 km até um santuário de montanha com uma inclinação média de 7,2%.

Percurso:

Segunda-feira, 18 de março - Etapa 1

173,9 km (colinas) Sant Feliu de Guixols - Sant Feliu de Guixols

Terça-feira, 19 de março - Etapa 2

186,5 km (montanha) Mataro - Vallter 2000

Quarta-feira, 20 de março - Etapa 3

176,5km (montanha) Sant Joan de les Abadesses - Port Aine

Quinta-feira, 21 de março - Etapa 4

169 km (plano) Sort - Lleida

Sexta-feira, 22 de março - Etapa 5

167 km (colinas) Altafulla - Viladecans

Sábado, 23 de março - 6ª etapa

154,7 km (montanha) Berga - Queralt

Domingo, 24 de março - Etapa 7

145,3 quilómetros (colinas) Barcelona - Barcelona